Tudo tem um fim ...


Pois é! Tudo na vida tem um fim ... é assim com os Seres Vivos, é assim com as Organizações, é assim com as Coisas ... 

Hoje, dia 17 de abril, foi o último dia de aulas na Escola Básica Bento Carqueja, o nome atual de uma escola que durante muitos e muitos anos foi conhecida em Oliveira de Azeméis, como "O Ciclo".

Eu fui um dos primeiros alunos do Ciclo Preparatório de Oliveira de Azeméis. Foi no ano letivo 1971/1972 que iniciei os meus estudos preparatórios. Nesse ano, a maior parte dos meus colegas foram para as primitivas instalações do Ensino Técnico na vila, a escola mandada construir pelo  grande Oliveirense que foi Bento de Sousa Carqueja, com os fundos da herança de Francisco Alves Soares Basto, o emigrante regressado do Brasil, com fortuna! Mas eu e mais alguns ficámos na Escola Industrial e Comercial de Oliveira de Azeméis, porque não havia espaço para todos nas instalações atrás da Igreja Matriz. A minha sala de aulas foi a sala 35, junto ao posto de transformação e que, neste momento, aguarda demolição para dar lugar ao edifício da eletrónica.

Nos anos 80 do século passado, as instalações a sul da Escola Secundária de Oliveira de Azeméis (hoje Soares Basto) passaram a ser ocupadas ... entretanto a escola ganhou o Terceiro Ciclo. Mais tarde, no início deste século, com a junção ao Agrupamento Horizontal de Escolas Terras de La-Salette, deu origem a um Agrupamento Vertical, que se extingiu em 2013, com a fusão com a Escola Secundária Soares Basto. 

Pelo meio, o início das obras de requalificação promovidas pela Parque Escolar, que criaram condições para uma escola com capacidade para cerca de 1800 alunos. Hoje, quase concluídas as obras, foi o fim da linha para a Bento Carqueja!

Comentários