Dia Nacional dos Moínhos

Hoje é o Dia Nacional dos Moínhos. Essas estruturas que foram tão importantes em alguns processos de industrialização que se verificaram no país e que hoje em dia, em muitos casos, não passam de uma meras ruinas em vias de desaparecimento ...

Felizmente que em Oliveira de Azeméis, faz algum tempo que uma parte do património molinológico, por intervenção pública ou privada, tem vindo a ser recuperado e posto ao serviço da comunidade, não para produzir farinha (que também se produz!) mas para preservar a Memória! É o caso dos moínhos que integram o Parque Molinológico, que abrange as freguesias ribeirinhas dos rios Ul e Antuã, nomeadamente Ul e Travanca.

Para além dos moínhos que se integram no Parque, felizmente há outros que os seus proprietários decidiram recuperar. É o caso dos Moínhos do Caldeirão, propriedade do meu Colega e Amigo, Carlos Alberto. São dois moínhos de mós duplas e casa do Moleiro e vão estar visitáveis durante o fim de semana de 11 e 12 de abril. Localizam-se em Figueiredo de Baixo, Pinheiro da Bemposta. Mais informação sobre estes moínhos, pode ser encntrada aqui.

Já agora que se fala em Moínhos. Porque não pensar na recuperação do Moínho do "Ti Zé Moleiro", referenciado em "Emigrantes" de Ferreira de Castro? Com a sua localização junto ao Caima, dava um excelente ponto de apoio ao Roteiro Literário - Caminhos de Ferreira de Castro.

Comentários