As Oliveiras de Azeméis

A história do nome das localidades, muitas vezes, está envolta em mistério, lendas e outras situações semelhantes. Oliveira de Azeméis não foge à regra. Segundo o jornal digital oazonline, o nome da povoação que é hoje a sede do concelho:

"Origem do nome:
Em que época exacta a povoação de Oliveira de Azeméis se começou a denominar-se assim, ainda não se conseguiu determinar.
Recorrendo aos "Annaes do Município", encontramos algumas pistas. Aí afirma-se que "Se atendermos à tradição popular, o Visconde de Santa Maria da Arrifana, aqui houve uma oliveira ou diversas, a cuja sombra ou tronco se abrigavam ou prendiam suas azemolas os azemeis, que vinham da parte do Mosteiro de Arouca para conduzir-lhe fóros, que por estas terras se lhe pagavam. Pode ser que estas duas circunstâncias, isto é, a da existência de oliveiras aqui e a dessa passagem dos azemeis, se as houve, reunidas na imaginação popular, dessem motivo para essa crença de verosimilhança."
Tem-se, contudo, pretendido explicar o sobrenome de Oliveira pela origem arábica do termo azemel.
A explicação defendida pela maioria dos autores que estudaram este assunto é de que o termo “Oliveira de Azemees” é de cerca de 1185 e vem distingui-la de várias outras localidades também denominadas Oliveira, mas ainda destacá-la como espécie de interposto de mercadores que então se chamavam “Azemeles”.
E esta parece ser a explicação mais lógica e fundamentada para o nome Oliveira de Azeméis.
A mais antiga referência documental a Oliveira de Azeméis, porém, só surge em 922, através de uma doação amplíssima feita pelo rei Ordonho ao bispo Gomado e ao Mosteiro de Crestuma.
Depreende-se deste diploma, que em 922, Oliveira de Azeméis seria uma freguesia rural, dividida por vários pequenos proprietários. A vila aparece com o nome "Villa Olivaria", tendo como patrono S. Miguel: “et villa olivaria ecclesia vocabulo sancti Michaelis, cum suos dextros integros et suas aiectiones.”
Só muito mais tarde, nos começos do século XVI aparece o nome Oliveira, quando Leão X a erigiu em Comenda Real, através da doação feita, em 1518, à Ordem de Cristo de um importante quinhão que pertencia ao Conde da Feira, D. Diogo Pereira, transformando-a assim em Comenda Real daquela Ordem, concedida depois a notáveis Comendadores que contribuíram, em parte, para a sua ulterior emancipação municipal.
Só em 5 de Janeiro de 1799, foi elevada à categoria de Vila e sede do Município, por D. Maria I. Com a reforma administrativa de Mouzinho da Silveira, em 1856, Oliveira de Azeméis passou a ser o Município que é hoje, mercê também da extinção do Município da Bemposta, o qual se estendia por algumas freguesias que, desta forma, passaram para o Município de Oliveira de Azeméis, como o caso de Pinheiro da Bemposta, Palmaz, Loureiro, Travanca e Ul.
A 16 de Maio de 1984, é elevada à categoria de Cidade, mercê do seu notável progresso, densidade demográfica e categoria das suas estruturas urbanas.

in Monografia de Oliveira de Azeméis"

A existência de Oliveiras (Olea europaea) em Oliveira de Azeméis é, como tudo indica uma ocorrência desde tempos imemoriais. No entanto, durante muitos anos as Oliveiras quase desapareceram do nosso território. Felizmente que, a partir da década de 90 do século passado, algumas entidades, nomeadamente a Junta de Freguesia e a Câmara municipal, trataram de inverter essa situação. E foi assim, por exemplo, na Praça da Cidade, onde foi construída a Alameda das Oliveiras, com vários exemplares da árvore. 



As Oliveiras da alameda das Oliveiras na Praça da Cidade - Fotografias de 6 de Agosto de 2011

Comentários