Marmitas de Gigante no Rio Caima

O Caima é um dos rios que drena o território de Oliveira de Azeméis, correndo basicamente pelas freguesias de Ossela e Palmaz. Num dos grupos do Facebook que sigo, o grupo Rio Caima, são publicadas muits vezes fotografias do Rio, do seu leito, das suas margens. Hoje, ao consultar o dito grupo, não resisti e guardei duas das fotografias. Porquê? Porque em ambas se vê um fenómeno, de alguma forma comum nos leitos rochosos, que é o das Marmitas de Gigante.


Nesta fotografia, do Adelino Cardoso, são perfeitamente visiveis duas Marmitas, com o fundo cheio de calhaus. A força  hidrodinâmica provoca a movimentação da água e dá origem ao desgaste das paredes da marmita, que podem mesmo ser quebradas ...


Na fotografia de Manuel Ramos, pode ver-se em primeiro plano, uma das formas circulares, sem água, mas com o fundo cheio de areia e pequenos calhaus. São essas as "ferramentas" que provocam o desgaste. Em segundo plano, várias formas já destruídas ... assim se faz a erosão remontante, tão caraterística dos rios ..

Comentários