Um dia de formação

O dia de hoje foi passado em Estarreja, na Biblioteca Municipal, num Workshop sobre Leituras Digitais. Integrado na celebração do aniversário da Biblioteca, o Workshop foi animado pelo Colega e Amigo Carlos Pinheiro, talvez a pessoa que em Portugal mais sabe de Leituras Digitais ... Foi uma excelente jornada de formação.

De manhã, foi feita uma abordagem mais teórica de contextualização e sobre o estado da arte das Leituras Digitais. De tarde, foi tempo de mãos à obra, com a exploração de quatro aplicações:

- Pocketbook - uma aplicação que nos permite ler e-Book's em vários formatos;
- Pocket - uma aplicação que permite agregar notícias, depurando-as de eventuais elementos publicitários existentes nos seus locais de origem:
- FlipBoard - uma aplicação que nos permite construir revistas digitais, quer com o recurso a produção própria, quer importando a partir de sítios da internet e outros tipos de documentos digitais, como o Facebook ou mesmo o Twitter, e
Frritt-Flace - um e-Book, com uma história de Júlio Verne.

Quase no início da sessão, por volta das 10 horas da manhã

Uma parte dos participantes ...

A apresentação da aplicação LeafSnap que permite a identificação de plantas através de um Dispositivo Móvel

As Colegas e Amigas, Odete Alegria Costa e Paula Sousa, Professoras Bibliotecárias no Agrupamento de Escolas Soares Basto

Final da sessão da manhã

Comentários