Cinquenta anos atrás ...

Aspeto atual da Escola. No tempo em que a frequentei eram apenas três salas, com entradas independentes. A "minha" sala é a que se situa do lado esquerdo da porta principal. Havia uma escada de acesso, que foi retirada quando fecharam a porta.

Esta tarde estive na Vila de Cucujães, mais precisamente na Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, a "abrir" uma ação sobre a utilização da WEB 2.0 como recurso educativo.Na conversa informal antes da hora de início, lembrei-me que fez anos no passado dia 1 de outubro, que comecei a estudar ... outros tempos, outras tecnologias ... Eu aprendi a escrever numa lousa, com um lápis de pedra ... hoje, nas escolas, a WEB 2.0 está na Sala de Aula!

Foi precisamente no dia 1 de outubro de 1967, ou seja, há cinquenta anos atrás, que comecei uma caminhada que ainda hoje continua ... sempre na Escola!

Do primeiro dia, tenho a lembrança da ida para a escola e de uma coisa que fizemos com o Professor. Esse, foi o António Dias de Almeida, que me "levou" da Primeira á Quarta Classe ...

Nesse primeiro dia, fui a pé, como é evidente. Na altura, chegar à Escravilheira e a minha casa em particular, só através de um caminho de carro de bois ou por carreiros ... A minha mãe levou-me até casa de um colega, que ficou Amigo para a vida, o António Castro Dias e daí até à Escola, foi a mãe dele que nos acompanhou ... não me lembro como foi o regresso. Do que me lembro também foi duma brincadeira que fizemos na sala ... andámos em comboio, com o Professor à frente ... Dos muitos colegas, felizmente que ainda nos encontramos ... ainda ontem, com estive com o António Bastos, que por acaso me cortou o cabelo ...

Comentários