O que estou a ler ...

Comecei hoje a ler o "Dicionário do Diabo", sim há um livro que tem por título esse mesmo! "Dicionário do Diabo". Com este título e sem conhecer o conteúdo, o que podemos pensar?

- Mas os termos satânicos, estão escritos num Dicionário?

Não, não é bem assim. É antes um livro com muito humor, escrito por Ambrose Bierce, um autor norte americano dos finais do século XIX e inicio do século XX. A edição portuguesa traduzida por Rui Lopes, tem um prólogo de Pedro Mexia, que diz no Prólogo "O que significa Dicionário do Diabo? É um dicionário escrito do ponto de vista do Diabo? Ou do ponto de vista de um autor tido como diabólico? Ou diabólico é o espírito que anima este Dicionário? Todas as leituras são possíveis."

Bom, como é que cheguei a este livro?

Na verdade cheguei a ele porque me foi mostrado. A mim e a todos quantos participamos no Workkshop de Escrita Criativa, que o Centro de Formação que dirijo e a AJUDARIS coorganizaram na manhã do passado sábado. O Formador, Rui Ramos, deu-nos para  as mãos e para ler em voz alta, como exemplo de Escrita Criativa.
Reconheço que sou ignorante * a propósito do autor.. Na Wikipedia, encontrei este texto:

" Ambrose Gwinnett Bierce (Condado de Meigs, Ohio, 24 de junho de 1842 — após 26 de dezembro de 1913) foi um crítico satírico, escritor e jornalista estadunidense, particularmente conhecido pela sua obra O Dicionário do Diabo.
Definia que "sozinho" era estar em "má companhia". Bierce fez do cinismo, misturado ao humor negro, sua marca registrada. Família, nação, raça humana: nada escapava de suas estocadas, até hoje repetidas nos Estados Unidos.
Contista excelente, suas obras são constantes em qualquer antologia de contos americanos. Aos 71 anos, Bierce seguiu em viagem para o México e desapareceu sem deixar rastros. A teoria mais popular diz que ele foi fuzilado pelos revolucionários do exército de Pancho Villa.
O local e a data de sua morte são incertos, sendo que teria falecido provavelmente dezembro de 1913 ou 1914, presumidamente no México."

Ignorante *

IGNORANTE, n, Uma pessoa que desconhece certas coisas que nos são familiares, conhecendo outras coisas das quais nunca ouvimos falar.
In: DICIONÁRIO DO DIABO

Comentários