Antes do Inferno chegar ...

No passado domingo, eu, a Lila e o pequeno Samuel, fomos almoçar a casa dos Amigos Fernanda. Fernando e Preciosa, a Mira. Foi um almoço tranquilo, como foi tranquila a tarde que teve uma passagem por Carromeu, pela Casa Cor de Rosa. Nada de especial a assinalar.

De regresso à Vila, o Samuel, que andava a jogar à bola, de repente disse-me:

- Olha, Padrinho, que nuvem grande!
Fui ver e vi que era fumo, e fumo intenso. Procurei ver de onde vinha. No exterior da casa, encontrei alguém que também estava a ver e, em conversa com ele, apontei para a Ermida, a localidade mais a sul do concelho. ele disse-me:
- Não, aquilo é lá para os lados da Tocha ...

Por volta das 17:30 despedimo-nos e fomos até à Praia de Mira, com uma paragem no centro da vila, para fazer a localização do Parque Infantil do Jardim do Visconde, para uma APP que tenho no telemóvel, a Playground. Fiz a localização e fiz mais uma fotografias. .. o fumo era mais intenso, mas não pensei, nem por um minuto, que o pior estava para vir ... 

Fomos até à Praia, onde havia gente a sair do areal, como num dia de verão, tal era o calor, que a essa hora, cerca das 6 da tarde, ainda se fazia sentir ... Demos uma pequena volta e regressámos a casa. Eram precisamente 6:29, quando entrei na Autoestrada A17, a caminho de Aveiro. Aparentemente tudo calmo, a não ser uma fila de carros parados na saída para Oiã e Oliveira do Bairro ...

Só na segunda-feira é que tive a noção do que aconteceu depois ... pelo que nos disse a Preciosa, mesmo no centro da vila, a situação foi muito complicada. Horas de muita aflição!

16:12 - Mira, em casa dos Amigos, vista para sul

16:30 - Mira, no exterior da casa, vista para sul
16:41 - Sol vermelho ...

17:39 - Mira, Jardim do Visconde e Biblioteca Municipal

17:42 - Mira, Jardim do Visconde

18:05 - Praia de Mira, Marginal do Mar

18:03 - Praia de Mira, o areal deserto e o céu cinzento ...

18:18 - Barrinha e o fumo ao fundo

Comentários