Semana da Leitura - Dia 3

Hoje a Semana da Leitura, ocupou tempo, que foi muito bem empregue, aos dois cá de casa. Explico:

A Lila, foi levar o pequeno Samuel ao Jardim de Infância que ele frequenta e por lá ficou a ler aos meninos, uma história, que ele escolheu e trouxe de casa. Segundo me disse, o livro escolhido foi uma oferta que a Educadora lhe fez!

O Samuel tem um grande fascínio pelas selfies ...

A Lila,preparada para ler às crianças do Jardim de Infância

Eu, passei a maior parte da manhã no território do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva. Às 9:15, estava na Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, em São Roque, para ler aos alunos do 5.º A. Uma hora depois, já na Vila de Cucujães, na Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, foi tempo de ler ao 5.º C. A obre que escolhi foi um dos livros que faz parte da minha coleção "Livros com Alma", os seja, os livros que possuo e que estão autografados pelos seus autores. Li excertos do "Passeio pelo Porto com a Gaivota Carlota" escrito pela Lúcia Vaz Pedro e ilustrado pela Helena Veloso.

Aproveitei e fiz uma pequena animação da leitura, com os dois objetos que, conjuntamente com a Carlota, são os protagonistas da viagem pelo Porto: Uma "velha" máquina fotográfica e um mapa ...

Antes da Leitura em Sala, uma visita à Biblioteca da EB Comendador Ângelo Azevedo, onde há mais animação. No caso uma exposição de Bonecas do Mundo, propriedade do município oliveirense.

Um dos objetos da animação da Leitura. O velho mapa ...

Eu e a minha sacola, com os livros, objetos e outras coisas usadas nesta Semana.

A mostrar a capa do livro aos alunos da EB Comendador Ângelo Azevedo

A ler, aos alunos da EBS Dr. Ferreira da Silva

De tarde, foi tempo de uma atividade do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares [SABE] de Oliveira de Azeméis, ou seja uma atividade conjunto entre a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, os Agrupamentos de Escolas do concelho, através dos Professores Bibliotecários e do Centro de Formação. Foi o Chá Literário, atividade que se realizou pela segunda vez, no âmbito da Semana da Leitura. Este ano teve, devido à proximidade do Dia Internacional da Mulher, o mote "Literatura no Feminino".

Participaram nove convidadas e convidados que, ou falaram sobre uma autora, um livro ou disseram poemas, escritos ou como tema MULHER. As e os convidados, estavam a representar o Município, as Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos, a  Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares o Centro de Formação e a Biblioteca Municipal. Foi uma atividade ótima, que marcou mais um dia desta intensa Semana da Leitura!

No início da tertúlia, Ana de Jesus, vereadora responsável pela Biblioteca Municipal, no uso da palavra. Está acompanhada do Mário Rui, que conduziu a atividade

Duas das convidadas. A convidada da Vereadora Ana de Jesus, Animadora na Santa Casa da Misericórdia de Cucujães e a Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Isabel Pardal

Literatura no Feminino também foi tempo de boa disposição. A Maria João, convidada das Bibliotecas do AE Ferreira de Castro, fez prova disso!

Manuela Pinho, a convidada do Centro de Formação

Atenção!

Comentários