Porque é um bem precioso ...

Fontanário existente na Rua António Alegria (Oliveira de Azeméis). Era um dos fontanários que fazia parte da primeira rede de distribuição de água à Vila de Oliveira de Azeméis, uma das realizações do grande Oliveirense, Bento Carqueja, que coletando a água, na Pia de Nasce Água, uma Mãe de Água,  no que é hoje o Parque de La-Salette, a trazia, por gravidade, até ao Cruzeiro.

Hoje, dia 22 de março, é o Dia Mundial da Água, um dos bens mais preciosos da Humanidade Da Wikipedia, retirei o texto abaixo:

"O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.
Nesse período vários Estados foram convidados, como se fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21. A cada ano, uma agência diferente das Nações Unidas produz um kit para imprensa sobre o DMA que é distribuído nas redes de agências contatadas. Este kit tem como objetivos, além de focar a atenção nas necessidades, entre outras, de:

  • Tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável;
  • Aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável;
  • Aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não-governamentais e setor privado."

Comentários