Dois em Um

Pois é! O Dia 21 de março é um autêntico Dois em Um. Explico ... No mesmo dia, celebra-se a Árvore e a Floresta e ao mesmo tempo, a Poesia. São dois Dias Mundiais (há quem diga, que o da Árvore e da Floresta, é Internacional, mas isso é um pormenor de pequena importância) que coincidem ...

Ambas as celebrações são muito importantes. Mas se ficarmos só pelo dia 21 de março é pobre e é pouco. Porque celebrar a Árvore ou a Floresta tem de ser uma atividade diária, que pode ser, perfeitamente, acompanhada pela leitura ou escrita de Poesia ...

Dia Mundial da Árvore / Dia Internacional da Floresta
Fotografia do "Espaço Amarelo" da Escola Básica e Secundária Soares Basto

 
Em 30 de novembro de 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que declara o dia 21 de março de cada ano como Dia Internacional das Florestas, encarregando o Secretariado de, em colaboração com os governos e as demais organizações internacionais e da ONU, organizar anualmente as comemorações do Dia Internacional.
[Informação acedida em http://www2.icnf.pt/portal/icnf/noticias/eventos/dia-internacional-florestas]

O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de Março. Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo.

O objectivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).

30% da superfície terrestre está coberta por florestas, sendo nestas que se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos pulmões do mundo, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.
[Informação acedida em https://www.fapas.pt/index.php/o-que-fazemos/eventos/7-dia-mundial-da-arvore]
 

O Dia Mundial da Poesia, coincide com uma data que foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999.

O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. Isso porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa perceção e compreensão do mundo.
[Informação acedida em https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-poesia/]
Para assinalar este dia, nada melhor que um poema de um poeta português, para mim, um dos melhores, António Gedeão, que dedicou um dos seus poemas à Poesia 
Tempo de Poesia
Todo o tempo é de poesia

Desde a névoa da manhã
à névoa do outro dia.

Desde a quentura do ventre
à frigidez da agonia

Todo o tempo é de poesia

Entre bombas que deflagram.
Corolas que se desdobram.
Corpos que em sangue soçobram.
Vidas que amar se consagram.

Sob a cúpula sombria
das mãos que pedem vingança.
Sob o arco da aliança
da celeste alegoria.

                                                                     Todo o tempo é de poesia.

                                                                      Desde a arrumação ao caos
                                                                      à confusão da harmonia.

[António Gedeão, in Movimento Perpétuo]

Comentários