Dia Nacional da Cultura Científica


Hoje, dia 24 de novembro, é o Dia Nacional da Cultura Científica. Instituído em 1996, pelo então Ministro da Ciência e Tecnologia, José Mariano Gago, o dia assinala o dia em que nasceu Rómulo Vasco da Gama de Carvalho em 1906.

Rómulo de Carvalho, foi Professor Liceal, de Física e Química, divulgador científico e escritor. Como escritor deu o nome a António Gedeão, o poeta, que fez da ciência a palavra de muitos dos mais belos poemas escritos em Português, como é o caso do Poema para Galileu.

Mas hoje, ao mesmo tempo que se homenageia Rómulo de Carvalho, é tempo, também, de assinalar a obra de Mariano Gago, o Professor Universitário, Político, mas sobretudo Cientista que muito fez pela Ciência e Tecnologia em Portugal. Nasceu em Lisboa a 16 de maio de 1948, faleceu subitamente em 17 de abril de 2105.

O seu nome vai ficar perpetuado no largo em frente ao Pavilhão do Conhecimento, onde vai ser plantado um Plátano oriental (Platanus orientalis), árvore que acompanha o conhecimento. O acto conta com uma intervenção de Paulo Farinha Marques, Director do Jardim Botânico do Porto, e Tiago Carvalho Rosa, bisneto de Rómulo de Carvalho, fará a leitura do “Poema das Folhas Secas de Plátano”, de António Gedeão.

O seu nome, está associado à difusão da internet em Portugal, pois foi por sua iniciativa que muitos de nós tivemos uma conta de e-mail, que não a fornecida pelo operador, no meu caso a telepac, ou então, um espaço para alojamento de página pessoal, no extinto Terra à Vista, onde as várias "Praias" nos permitiram alojar as páginas, muitas construídas com o código html e transferias por FTP ... 


Comentários