Dia Mundial da Televisão


Hoje é o Dia Mundial da Televisão. A data foi proclamada pelas Nações Unidas em dezembro de 1996, após o primeiro Fórum Mundial de Televisão, a 21 de novembro de 1996.

Lembro-me d aminha infância. Em casa, até cerca dos meus 10 / 11 anos não havia televisão em minha casa. Ao domingo à tarde, ia, eu e os amigos, para casa do Tono do Ti Abílio, ver o que o ecran mágico nos mostrava do Mundo ...

Anos mais tarde, no meu primeiro ano como professor na Secundária cá em Oliveira, já não sei a propósito de quê, disse ao Miguel, cujos pais vieram em 74 / 75 de Angola, que lá não havia televisão. Pergunta imediata do aluno: então, ao domingo, os meus pais faziam o quê?

Hoje a televisão é diferente, muito diferente ... pelo número de horas das emissões, pela cor, pela quantidade de canais, que no mínimo são 4 e em breve na TDT vão ser mais e pelos dispositivos em que a podemos ver ... televisores, mais ou menos convencionais, computadores, tablet's ou smartphones ...

No dia de hoje, partilho uma brochura sobre o Ver Televisão, editada pelo Media Education Booklets, um projeto da Universidade do Minho.















Comentários