Ossela, Praia Fluvial do Pedregulhal

No passado domingo o Centro de Marcha e Corrida de Oliveira de Azeméis, organizou mais um treino de Trail e uma Caminhada, num percurso desenhado em volta das margens do Rio Caima, com partida e chegada ao Pedregulhal.

Como o Zé Luís, quis ir conhecer mais um percurso para treinar, fui com ele e fiquei pelo espaço a esperar ... Enquanto esperava, fotografei a paisagem, que é belíssima, com alguns elementos que são importantes preservar, pois, como costumo dizer, se a memória se perde, perde-se a identidade ...


A Igreja Velha, um espaço de culto muito ligada a vida de Ferreira de Castro. Foi aí batizado e aí realizou a primeira comunhão, onde leu um discurso, cujo original está na Biblioteca de Ossela

Um belo e útil espelho de água formado por um açude que ajuda a criar um espaço de lazer, aprazível durante todo o ano, mas sobretudo em tempo seco ... É o Pedregulhal!

Velhos moinhos, em estado de semi-abandono, ou mesmo abandono total.
Urge preservar este edificado, cuja memória Ferreira de Castro enaltece em "EMIGRANTES" na figura do Ti Zé Moleiro
Um Canastro, ainda em bom estado de conservação. Já não há muitos ...

Comentários

Apenas eu... disse…
Como não sou assim grande coisa nestas tecnologias de "blogsão sei se os comentários q por vezes faço são vistos pour Ti... Hoje, 22.06.2021, resolvi ir "passear" um pouco no Teu "Espaço de Cousas", imagina "fui" a 2018...fiquei simplesmente fascinada, claro q não só pelo q escreves mas principalmente pelas imagens, fotografias tão bucólicas q sempre apresentas duma maravilha sem igual.... Cinita
Apenas eu... disse…
Como não sou assim grande coisa nestas tecnologias de "blogs", nada mm,não sei se os comentários q por vezes faço são vistos por Ti...Hoje, cedo, 22.06.2021,resolvi ir "passear" um pouco no Teu "Espaço de Cousas", imagina "fui" a 2018...fiquei simplesmente fascinada, claro q não só pelo q escreves mas principalmente pelas fotografias tão bucólicas q sempre apresentas duma maravilha sem igual.... Cinita