WALKING tour DE ARTE CONTEMPORÂNEA - Vale de Cambra

 Como o dia de hoje é um dia de bom tempo e até de algum calor, fui a Vale de Cambra para fazer o WALKNIG tour DE ARTE CONTEMPORÂNEA. São 12 esculturas (uma não sei se poderá ser considerada escultura ...) que se encontram espalhadas ao longo da cidade. Duas delas, porque estão no espaço interior da Biblioteca Municipal do concelho, que está encerrada ao sábado à tarde, não pude fotografar ... ficam para outro dia!

O mapa com as esculturas assinaladas no espaço urbano de Vale de Cambra. É um percurso que se pode fazer em cerca de 90 / 120 minutos ...



01

Jardim Suspenso
… nasce da vontade de pensar um objeto capaz de representar o fim um milénio e o pricípio de outro …
Escultor | Sérgio António Coutinho


 
02

Fio de Prumo
… a justiça pode assemelhar-se à ideia de um “Fio de Prumo”, vertical mas flexível e que encontra sempre o seu ponto de equilíbrio enquadrado no espírito da lei.

Escultor | João Macedo


03

Dinossauro
O jogo dos pesos e volumes em partes, em equilíbrio e movimento, tornam esta peça, uma escultura ideal para “viver” num espaço exterior, sujeita ao vento, ao sol e à chuva.
Escultor | João Macedo
 
[porque esta escultura está instalada num pátio interior da Biblioteca Municipal, que não está aberta ao público ao sábado à tarde, não foi possível fotografá-la.]



 04





Cauda de Peixe

… a reentrada na água de um peixe que acabou de saltar.

Escultor | João Macedo


[porque esta escultura está instalada num pátio interior da Biblioteca Municipal, que não está aberta ao público ao sábado à tarde, não foi possível fotografá-la.]




05



Milénio

Existe algo constante no que nos agarra à terra e uma necessidade mais forte de a transformar, esta escultura depende da natureza para poder olhar poeticamente o futuro.

Escultor | Sérgio António Coutinho




06



Homenagem a Vale de Cambra e suas Indústrias

O Rotary Clube de Vale de Cambra quer prestar uma justa homenagem a todas as indústrias que têm contribuído para o desenvolvimento do concelho.

Escultor | José António Nobre





07


O caminhante
… uma figura recortada que está ausente, no vazio da permanência, enquanto à sua volta resistem, presas à terra, as suas raízes.

Escultor | Ângelo Ribeiro
 





08

Bolota
A construção da escultura BOLOTA, pretende valorizar uma dimensão artística dos objetos naturais que habitam o Parque.
Escultor | Ângelo Ribeiro



09

Hermes
A tradição diz que Hermes, filho de Zeus, é o deus olímpico, mensageiro das fronteiras e dos viajantes que as cruzam, dos pastores, dos oradores e do ingénuo.
Escultor | Manuel Patinho


 
10

Roxunxuda
É uma árvore d eformas arredondadas e rechonchuda que pretende enquadrar-se no Espaço Urbano, fazendo a ligação entre o lado artificial das cidades e o lado natural dos Parques inseridos nelas da forma mais ecológica possível.
Escultor | João Macedo




11

Pássaro
Pássaro, seres que nos evocam a liberdade, o movimento. Um pássaro de aço, onde pousarão outros, de penas e bico, residentes no parque ou de passagem.
Escultor | Moisés Almeida



 
12

Marco Rotário
… pelo esforço, pela persistência e pela solidariedade e com o passar do tempo é possível evoluir de uma forma transparente, até à perfeição.
Arquiteto | José António Lopes da Costa


[os textos que acompanham as fotografias são da autoria Maria da Graça Pinho da Cruz e foram retirados do flyer do percurso]

Comentários