Por entre Livros, Castanhas e Pão-de-Ló

Ontem à noite foi tempo de ir até Arouca. Fui convidado plea Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Arouca, Adelaide Peres, a participar na tertúlia Por entre Livros, Castanhas e Pão-de-Ló, organizada no âmbito do Projeto LER TODOS + +, que as Bibliotecas Escolares do Agrupamento e a Biblioteca Municipal, estão a levar a efeito ao longo do biénio 2014 / 2016.

Como mote para a Tertúlia, a obra A bela adormecida OLHARES LITERÁRIOS SOBRE AROUCA, uma coleção de textos da Literatura sobre Arouca e as suas realidades, editada pelo arouquense, natural de Mansores, José António Rocha.

A atividade dcorreu numa das casas de Pão-de-Ló, esse doce tradicional de Arouca, o que é digno de realçe pelo inusitado (ou não) do local ... pois o projeto das Bibliotecas é feito a pensar na população adulta do concelho e por isso mesmo, os livros estão disponíveis em vários locais, mais ou menos, pouco ortodoxos.

A animar a noite, a Equipa Ler Doce Ler, constituída por alunos do 11.º ano da Escola de Arouca, que, para além da apresentação do autor da obra, questionaram-no sobre alguns aspetos da mesma.

O local onde decorreu a Tertúlia. Bem pensado. Até porque é uma das entidades parceiras do Projeto.
Algumas das alunas da Equipa "Ler Doce Ler" que dinamizaram, em parte, a Tertúlia.
Um aspeto da Sala da Casa do Pão-de- Ló  A. Teixeira Pinto, local aprazível para a realização da atividade.
A obra que deu o mote para o nome da Equipa, um livro da chamada Literatura Infanto-Juvenil de José Jorge Letria.
O editor da obra, José António Rocha, a explicar aos presentes, o porquê da obra e como foi editá-la. 
E finalmente a obra, num exemplar que me foi oferecido pelo seu editor, "A bela adormecida, OLHARES LITERÁRIOS SOBRE AROUCA".

Comentários