Sporting Clube de Espinho, um Clube Centenário ...

Ontem, aproveitando a minha presença na inauguração da exposição que está patente no Fórum de Arte e Cultura de Espinho e duma forma um pouco inadvertida, visitei a exposição evocativa do centenário do Sporting Clube de Espinho que está no segundo piso do mesmo espaço e que tem o seu fim previsto para o próximo sábado, dia 31 de janeiro.

Exposição interessante sobre cem anos de um clube, que é talvez, entre os clubes emblemáticos do distrito de Aveiro, o mais antigo e aquele que no voleibol é o de maior prestígio.

Num espaço muito amplo, para além de informações sobre as modalidades que se praticam atualmente, há também informações escritas sobre modalidades que já forma praticadas pelo emblema dos tigres e, muito importante, informações sobre factos e figuras que fazem parte destes cem anos.

A juntar a estas informações, há um conjunto muito diversificado daquilo que se pode chamar memorabilia, troféus, equipamentos, jornais, etc, etc.

A meio da rampa de acesso ao segundo piso do FACE a informação sobre a exposição. Valeu a pena ter subido a rampa ...

Apesar de hoje a modalidade ser praticada por um outro emblema do concelho, a Académica, a verdade é que o Sporting também praticou a modalidade ...


Numa vitrine, equipamentos de duas das maiores glórias do Clube. Miguel Maia e João Brenha, atletas do clube, estiveram por duas vezes nos Jogos Olímpicos, Atlanta e Sidney, onde conquistaram dois quartos lugares em Volei de Praia .




Outra grande referência do Clube e da cidade de Espinho. António Leitão, o português que em 1984, em Los Angeles, correu para o bronze na prova de 5000 metros .


Gostei de ver. Numa exposição dedicada ao Sporting Clube de Espinho, uma placa de uma outra grande instituição nacional, o Sport Lisboa e Benfica! Ficou bem ...


No ecletismo das modalidades praticadas, a referência ao Desporto Adaptado. Gostei!

Comentários