Em memória ...

António Gama Mendes
(1948 - 2014)

A notícia estava no meu e-mail. Pela mão do Amigo e Colega de Curso o António Pego, no passado dia 1, logo pela manhã, soube da morte do António Gama Mendes. Depois, no Facebook, a informação circulou, quer pelos ex-colegas, quer pelos amigos. O Gama tinha morrido.

Mas afinal quem era o Gama. Foi mais um dos meus professores em Coimbra. Mas não foi só mais um. Foi um professor muito especial.

Fui seu aluno no terceiro ano, na cadeira de Geografia Económica e Social. Disciplina "terrível" sobretudo para os que gostavam das coisas todas muito certinhas ... não era o caso. Cada aula de GES era uma lição onde se cruzavam a Geografia, nas suas várias dimensões, mas também a História, a Sociologia, a Antropologia, a Economia, a Política, a Filosofia e tudo o que ele achava importante para o assunto.

Claro que para os que gostavamos de tirar apontamentos ... era um suplício. O que nos valia era uma bibliografia fantástica, com uns sumários detalhados. É claro que muitos dos textos que nos eram sugeridos, não passavam disso, pois ler em italiano, não era fácil ... e tenho alguns nessa língua.

Para além das aulas (e mesmo nelas) o Gama era um Amigo. O exemplo está na fotografia que acompanha esta entrada. 

Foi tirada no Jantar de Curso em maio de 1985 (ano de finalistas) jantar em que o Gama foi o único professor que nos acompanhou e acopmanhou noite dentro ...

Comentários