Li hoje ...

Ao início da tarde recebi um exemplar do jornal "A Voz de Azeméis" com edição datada de hoje. No Editorial, da autoria do Diretor, o meu Amigo e colega de profissão, António Rebelo, aparece um quadro com dados muito interessantes:

A evolução do número de alunos do Ensino Primário / Primeiro Ciclo de 1974 para 2014 no Concelho de Oliveira de Azeméis, por freguesia, ou seja, a evolução do número de alunos em 40 anos.

A leitura dos dados levanta algumas perplexidades ... em 1974, os alunos que frequentavam as escolas primárias do concelho eram 6556, ou seja 11,7% da população residente. Quarenta anos depois, eram (são) somente 2051, ou seja, 3% da população recenseada como residente no Concelho.

Uma das leituras que se pode fazer é a seguinte: Quantos professores eram e são necessários. Pensando que as turmas em 1974 eram grandotas (não tenho memória exata, mas a minha turma da primária, que frequentei entre 1967 e 1971 tinha, certamente, mais de 25 alunos. Se fizermos a divisão do total de alunos por esse número, em 74 eram necessários cerca de 262 professores enquanto hoje, com as turmas a 25 alunos (que são muito raras ...) são precisos apenas 82 professores ... uma diferença brutal!

Para além deste número, uma outra situação é a do parque escolar deste ciclo ... quantas e quantas escolas não foram encerradas nestes 40 anos, sobrutudo nos últimos 10?

Para refletir!

Comentários