Semana da Leitura 2013 em Oliveira de Azeméis [5.1]

Hoje, foi a vez de ir à Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. No âmbito da Semana da Leitura 2013, esta tarde, estiveram como Convidadas de Leitura, duas senhoras da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis, a Professora Odete Resende e a Senhora Dona Eugénia, a contar aos alunos do 5.º B da Escola Básica 2,3 Dom Frei Caetano Brandão, de Loureiro, como era a correspondência em tempo de guerra, no tempo das Madrinhas de Guerra.

Pormenor dos alunos do 5.ºB da EB 2,3 Dom Frei Caetano Brandão, assistentes à atividade
A abertura do encontro coube à Senhora Vereadora Gracinda Leal e depois a conversa decorreu, com muita animação e perguntas muito pertinentes por parte dos alunos.
A Senhora Vereadora Gracinda Leal no uso da palavra

 A professora Odete Resende, falou do seu papel como Madrinha de Guerra, e a forma como interagia com o seu afilhado, um açoriano, que nunca chegou a conhecer pessoalmente. Já a senhora Eugénia, falou do mesmo período da história recente de Portugal e da forma como trocava correspondência com o seu namorado e posteriormente noivo, durante os três anos de prestação de serviço militar em Angola.

A professora Odete Resende a explicar o uso do Aerograma, como forma de correspondência entre as Madrinhas de Guerra e os Afilhados, soldados no Ultramar

Os alunos a apreciar uma cópia de um Aerograma

A Senhora dona Eugénia a falar da sua experiência de correspondência
No final, cada um dos 28 alunos presentes, levou para casa, para além da conversa com as convidadas, um exemplar da Banda Desenhada, de autoria do Oliveirense, Matos Barbosa, José vai à Escola, sobre a infância de Ferreira de Castro.

Comentários