Hoje, passámos a ter a Hora de Verão

Países (ou regiões) onde muda a hora (azul), onde já mudou e agora não muda (laranja) e onde nunca mudou (castanho)
Fonte: WIKIPEDIA - http://pt.wikipedia.org/wiki/Hora_de_Verão
Hoje, quando os relógios em Portugal Continental e na Madeira marcavam 1 hora, deram um salto repentino e passou a ser 2 horas ... isto porque passámos da Hora de Inverno, que corresponde à Hora Legal, com base nos pontos de referência, para a Hora de Verão, que é acrescida de mais uma hora (60 minutos).

Em Portugal, a regulação da mudança da hora, a cada semestre, está no Decreto Lei 17 // 96 de 8 de março que diz:

Artigo 1º.
1
- A hora legal de Portugal continental coincide com o tempo universal coordenado (UTC) no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Outubro e a 1 hora UTC do último domingo de Março seguinte (hora de Inverno).
2 - A hora legal coincide com o tempo universal coordenado aumentado de sessenta minutos no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Março e a 1 hora UTC do último domingo de Outubro (hora de Verão).
Artigo 2º.
As mudanças de hora efectuar-se-ão adiantando os relógios de sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de Março e atrasando-os de sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de Outubro seguinte.

No caso da  Madeira e dos Açores, são decretos regionais que gerem e obrigam estas alterções. Mas a mudança da hora não ocorre só em Portugal, aliás a própria União Europeia, através do Jornal Oficial, C 083 de 17 d emarço de 2011, diz que a data da mudança da hora em 2013, é no dia 31, em 2014, no dia 30, em 2015, no dia 29 e em 2016, no dia 27 de março.

Pois é, de hoje em diante e até setembro, vamos viver com esta hora ...

Comentários