Dois dias por Arouca

Os dias de ontem e de hoje foram passados em Arouca.  Motivo: as III Jornadas de Ciência de Arouca, organizadas pela Escola Secundária de Arouca, pelo Círculo Cultura e Democracia e pela Câmara Municipal de Arouca, com o apoio do Centro de Formação que dirijo e que irá efetuar a certificação dos participantes Este ano a temática das Jornadas foram as Ciências Sociais e o tema "Desenvolvimento, Território e Sustentabilidade: A Cultura Como Suporte"

Comunicações de grande valor, quer as protagonizadas pelos palestrantes convidados, como foi o caso dos geógrafos, Teresa Barata Salgueiro, que me autografou o seu livro "A Cidade em Portugal Uma Geografia Urbana" que já tenho desde 17 de setembro de 1992! e João Ferrão, especialista em Ordenamento do Território, área da qual já foi Secretário de Estado. Entre os outros, havia um Filósofo, Luís Moita, Doutor em Ética, um Economista, Augusto Mateus, que entre outras funções, foi Ministro da Economia, um Sociólogo, João Peixoto e uma Escritora, Ana Luísa Amaral, quer pelos representantes de associações que atuam no Município, como foi o caso do responsável pelo Arouca Geopark, António Carlos Duarte, pelo presidente da Direção da AECA, Carlos Brandão, pelo coordenador da ADRIMAG, João Carlos Pinho, pela chefe de divisão de planeamento e obras da CMA, Adélia Neces e pelo presidente da direção da associação ambientalista SOS Rio Paiva, Sérgio Caetano.

Mas uma caraterística das Jornadas é a participação de alunos a ex-alunos, como foram o caso do Luís Martins ou do Nuno Cerca, da Rita Dias ou da Andreia Lima, do Hélder Antunes ou do André Vilar, bem como alunos dos vários ciclos de ensino, desde o Primeiro Ciclo ao Secundário, dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz.

No muro da Escola, o Cartaz anuncia as Jornadas ...

Os alunos do Curso Profissional de Animação Social em conjunto com alguns dos professores, criaram o ambiente dos palcos ...

Estive presente enquanto Diretor do Centro de Formação AVCOA

Já tinha visto de tudo, mas uma Palestrante de joelhos, foi a primeira vez. A Colega Rosa Sousa, aliás, Lola, com as crianças do Primeiro Ano de Escolaridade, que frequentam a disciplina de Filosofia para Crianças.

A primeira mesa da sessão da tarde de sexta-feira

Na Loja Interativa de Turismo, um cartaz ao lado do vídeo dos Passadiços do Paiva ....

Hora de Jantar

O Geógrafo, João Ferrão, especialista em Ordenamento do Território

Mesa de Encerramento, com Manuel Brandão, Margarida Belém e Amélia Rodrigues

Comentários