1927. 12. 08 | 2017. 12. 08



Nonagésimo aniversário da Escola Básica e Secundária Soares Basto

Hoje é dia de Festa. Foi precisamente neste dia, em 1927, que o Ministro da Instrução, Alfredo de Magalhães, inaugurou em Oliveira de Azeméis, as instalações da Escola de Artes e Ofícios “O Comércio do Porto”. Escola-Mãe da actual Escola Básica e Secundária Soares Basto.

Hoje, último dia de uma semana de celebrações em torno desta data, foi tempo de se fazer uma Sessão Solene, que decorreu no auditório da escola, o Auditório Bento Carqueja.

Após a chegada dos participantes na cerimónia, atuais e antigos profissionais das Escolas do Agrupamento e outros convidados, teve início a Sessão.

Primeiro no átrio, com a atuação, no átrio, dum Ensamble de Saxofones, na Academia de Música de Oliveira de Azeméis, que deliciou os presentes com a interpretação, muito bem executada, de quatro números

Depois e já no auditório, foi tempo de ouvir, primeiro, o Coro da Soares Basto, constituído por atuais e antigos profissionais do Agrupamento e depois as intervenções protocolares.

Usaram da palavra, José Maria Godinho de Sousa, Presidente do Conselho Geral, Maria José Cálix, Diretora do Agrupamento, Avelino Soares Cabral, docente aposentado do quadro do Agrupamento e investigador sobre a história da Escola e autor da obra "Escola Secundária Soares Basto Uma Monografia", Rui Luzes Cabral, Vice-presidente e Vereador da Educação da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e José Mesquita, Delegado regional do norte da Direção Geral dos Estabelecimentos de Escolares..

Entre as intervenções do senhor Vice-presidente da Câmara Municipal e a do senhor Delegado, a Diretora e o Comendador António da Silva Rodrigues, empresário e dono do Grupo Simoldes, assinaram um protocolo de colaboração entre as duas entidades.

Na entrada da Escola, um Cartaz, assinala a efeméride



Pelo traço do Luís Veloso, na parede junto à entrada do Auditório, três caricaturas assinalam três figuras fundamentais nos primeiros tempos da Escola: Soares Basto (o doador dos fundos), Madalena Pereira Ótão, mais conhecida pelo seu nome artístico, Madalena Sotto, atriz de teatro e cinema, de renome durante os anos 30 a 60 e aluna nos primeiros tempos da Escola e Bento Carqueja, o maior vulto de Oliveira de Azeméis no século XX

Alguns dos convidados ...

Tudo a postos, para uns momentos em que a música foi rainha ...

Ensamble de Saxofones da Academia de Música de Oliveira de Azeméis

Uma mensagem com 90 anos. Foi escrita pelo Ministro da Instrução, Alfredo de Magalhães, em 08.12.1917

Um público interessado e atento ao que se seguiu ...

Coro da Soares Basto

Avelino Cabral, Professor e autor da Monografia da Escola Secundária Soares Basto, cuja primeira edição foi lançada nos 75 anos da Escola ...
 
Presidente do Conselho Geral na abertura do evento

A Diretora do Agrupamento de Escolas Soares Basto
Avelino Cabral, a juntar mais alguns elementos para a história desta instituição

A intervenção do Vice-presidente e Vereador da Educação da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
João Paulo Martins, o responsável pela organização da sessão

O empresário António da Silva Rodrigues, um dos maiores empresários da Europa no ramo dos Moldes para Plásticos, a preparar-se para a assinatura de um protocolo de colaboração com o AE Soares Basto

Assinatura do Protocolo entre o Agrupamento de Escolas Soares Basto e o Grupo Simoldes

Comentários