No centenário do seu falecimento

Francisco Alves Soares Basto
6 de março de 1857 (Fermil de Basto) - (Porto) 9 de setembro de 1917

Faz hoje 100 anos que faleceu aquele que veio a dar o nome à Escola Secundária de Oliveira de Azeméis, quando no final dos anos 90 do século passado foi necessário encontrar um Patrono para a Escola.

Solteiro, ex-emigrante no Brasil, onde foi comerciante e juntou fortuna, Francisco Alves Soraes, que por se das Terras de Basto, juntou essa denominação geográfica ao seu nome, deixou testamento. Nele, deixou inscrita uma verba e uma afirmação. A verba, cerca de 17 contos de reis (uma fortuna para a época), era para ser aplicada "Sempre pela Instrução".

Em boa hora deixou esse testamento, esse dinheiro e essa afirmação. O executor do testemento, o Grande Oliveirenso, Bento de Souza Carqueja,  que depois de contestação e decisões dos tribunais, viu, em 1920, o Supremo Tribunal dar-lhe razão, mandou construir, primeiro em Palmaz (1924) e depois em Oliveira de Azeméis (1927) Escolas. A da Vila, hoje cidade, é a atual Escola Básica e Secundária Soares Basto, que em dezembro, celebra 90 anos da sua fundação!

Para o conhecimento destes dados sobre a figura de Francisco Alves Soares Basto, muito contribuiu a investigação e a obra do colega e Amigo Avelino Soares Cabral, que publicou em 2002, por ocasião dos 75 Anos da Escola a obra Escola Secundária Soares Basto Uma monografia, reeditada com alguns acrescentos em 2011 (lançada a 21 de outubro).

Comentários