Na Galeria Tomás Costa

Está patente até ao próximo dia 1 de outubro, na Galeria Tomás Costa, na Praça da Cidade, na cidade de Oliveira de Azeméis, a exposição de escultura "Torgas Vivas" do artista Arlindo Pereira.

No folheto disponível na exposição, a propósito do currículo do artista e das peças em exposição pode-se ler:

"Desde criança, Arlindo sempre teve o prazer de brincar com a madeira. Mas o mesmo destino não permitiu que fosse essa a sua arte.
Numa volta de destino, em 2012, as torgas (raízes de urgueira) reacenderam-lhe a paixão. Arrancadas da terra queimada, destinadas ao sistema de aquecimento central doméstica, com as suas formas irreverentes as torgas despertaram-lhe a imaginação.
Pareciam formas vivas, querendo soltar-se das raízes sujas. Uma ideia se instalou em sua mente: porque não dar uma nova «vida» a esta raízes?
As sujas "torgas" transformaram-se em formas animais, estranhos bichos, rostos incertos, labaredas permanecentes em resquícios de outrora, projetos artísticos da memória do povo e das entranhas da terra, homenagem ao trabalho duro de uma vida na relação intima com a natureza e o campo. As suas "torgas" revelam a arte poética dos artesãos apaixonados pelas belezas da terra, pelo encanto dos montes, pelos segredos da vida, assim revelados em talhes singelos de lâmina afiada sobre a madeira seca, pando às labaredas do inferno. As "sujas torgas" transformam-se em histórias de vida contadas à lareira de antigamente, retratada em imagens em movimento, imagens figurativas que por vezes escapam a uma explicação consciente."
Adaptado de Carlos Almeida, 2013





Comentários