Quando passam cento e dezanove anos sobre o seu nascimento ...

Hoje celebra-se o aniversário do nascimento de José Maria Ferreira de Castro. Foi precisamente neste dia, em 1898, que nasceu um dos mais importantes escritores de língua portuguesa.

Para celebrar a data, o Município de Oliveira de Azeméis, organizou uma atividade, em Ossela, na Biblioteca de Ossela e na Casa-Museu Ferreira de Castro, que juntou algumas dezenas de pessoas.

Do programa e para além das palavras protocolares da Vereadora da Cultura, Gracinda Leal, do Presidente da Junta de Freguesia de Ossela, José Santos e do Presidente da Câmara Municipal, Isidro Figueiredo, falaram os técnicos do Município Ricardo Freitas e Marta Mota, para além do jornalista Valter Santos que leu uma notícia, datada de 1968, em que são evocados factos relacionados com a vida do Escritor em Belém do Pará, aquando da sua passagem, como Emigrante, pelo Brasil.

Da sessão constou ainda a apresentação do novo serviço da Biblioteca de Ossela, extensão da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, que, de agora em diante, passa a ser uma Biblioteca de Referência para quem quer Ler a Obra do Escritor ou então, Estudá-la.

No final primeira parte, foi apresentada a obra "Emigrantes" editada pela Cavalo de Ferro, que o Presidente da Câmara e grande impulsionador da inciativa, explicou detalhadamente, nomeadamente o pedido de contributo ao pintor José Luís Darocha, nascido em Oliveira e que faleceu, entretanto, em Paris.

A segunda parte foi preenchida pela atuação dos Alunos que no ano letivo 2015 / 2016 frequentaram o 4.º ano de escolaridade na Escola Básica da Areoasa, Pinheiro da Bemposta e que sob a iniciativa e acompanhamento da Professora Mónica Gomes, reescreveram a obra Emigrantes e a representaram.

A finalizar o evento, na adega da Casa-Museu, um "Porto de Honra" com produtos típicos de Ossela.








As intervenções e uma parte do público que lotava a pequena sala anexa à Biblioteca de Referência

Depois de colocar na estante um exemplar da nova edição de Emigrantes, que de hoje para o futuro vai fazer parte do fundo documental da Biblioteca






Diferentes momentos da representação da peça de teatro

Não, não é uma sessão de autógrafos, mas podia ser ... o Carlos Mota, anota as pessoas que levaram um exemplar de Emigrantes, gentil oferta da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis


A Biblioteca de Referência está disponível para quem quiser ler ou estudar Ferreira de Castro

No Porto de Honra (que raio de nome ...) a conversa entre Carlos Castro, Presidente da Direção do Centro de Estudos Ferreira de Castro e a Mónica Gomes, Professora e grande impulsionadora do Projeto da Escola Básica da Areosa

Comentários