Mais umas Festas de La-Salette



É já amanhã que começam as Festas de La-Salette 2015. De 2 a 10 de agosto, no Parque de La-Salette e na cidade vão decorrer vários eventos profanos e religiosos naquelas que são as Festas da Cidade e do Concelho. 

São pontos altos, a Procissão de Velas, a realizar amanhã à noite, com o andor com a imagem da Senhora de La-Salette, das crianças (Melanie Calvet e Maximin Giraud) e das vacas a ser trazido da Capela do Parque para a Igreja Matriz e a Procissão do Triunfo, ao final da tarde do dia 9, em que o andor é reconduzido à Capela.

Pelo meio, muitas atividades, com especial destaque para a música e dança, como por exemplo um concerto da banda Expensive Soul, na quarta-feira, integrada nas atividades da Volta a Portugal em Bicicleta, que vão levar até ao Parque milhares de pessoas.

As festas terminam na segunda-feira dia 10 de agosto, Feriado Municipal, que se celebra sempre na segunda-feira a seguir ao segundo domngo de agosto.
Esta festa teve origem numa procissão organizada em 1870, a clamar por chuva, pois a seca era grande. Segundo a lenda, antes dos peregrinos chegarem a casa, a chuva veio e de forma abundante. A partir daí passou a ser tradição a realização das Festas, com a construção da capela primitiva a ter inicio em 1881 e o parque em 1909.A atual capela começou a ser construída em 1923 e só no final do século é que foi concluída definitivamente, com a colocação total dos vitrais.

Comentários