Crónica duma viagem de Ida e Volta



Comboio das 12:20 em Oliveira de Azeméis - quatro carruagens

Parte da tarde de hoje foi passada em Ir e Vir a (de) Espinho. Como tive de ir a casa dos Amigos Fernanda e Fernando, mais uma vez, optei por usar o Vouguinha …

Fui no comboio que supostamente saía de Oliveira de Azeméis às 12:20, mas que por motivos de operação só saiu às 12:34. Um comboio com quatro carruagens …

Enquanto esperava pude constatar que os “artistas” do grafiti usam esta estação como local das suas “pinturas” num património que é de todos nós, pagadores de impostos. Os vestígios de tinta na plataforma, são como o algodão, não enganam … 

É possível ir à porta e chamar por alguém que está na plataforma para embarcar ... a fotografia não mente!
Na saída do comboio em direção a Espinho, o número de passageiros, não era muito grande, antes pelo contrário. Na carruagem em que viajei, apenas seis viajantes. Mas, à medida que a composição parava em apeadeiros e estações, o número ia aumentando, pois o dia está bom, o sol faz com que a praia apeteça e Espinho, também é praia …

Ao chegar a Espinho – Vouga, a última (ou primeira) estação da Linha do Vouga, eram umas dezenas muito largas de passageiros. Assim, vale a pena!

Comboio e Autoestrada, duas realidades ...

Ao fundo, já se vê o Mar!

Chegada a Espinho
Depois te ter resolvido o assunto que me levou até à cidade mais a norte do distrito de Aveiro, aproveitei e dei uma pequena volta pela marginal. Praia cheia, bastante cheia, apesar do vento, que até é normal nas praias do norte de Portugal nesta época do ano …

Um belo exemplar da Caçada à Portuguesa. Bom gosto!

Para quê retirar s ea cada 365 (ou 6) dias as Festas natalícias acontecem d enovo!

Ao Sol!

Geometrias ...

Memórias de um Mundial feliz!

Memórias doutros tempos ...
O regresso a Terras de La-Salette, foi feito no comboio das 15:50. Mais uma vez, um pequeno atraso, ao sair, mas nada que fosse muito importante. Neste comboio de regresso, apenas com duas carruagens, já veio muita gente que passou uma parte do dia na praia … Na carruagem onde viajei, a ocupação, à saída, era de mais de cinquenta por cento da lotação. 

Curiosamente, ou se calhar até não, neste comboio vinha uma mãe com dois filhos pequenos, o mais novo, ainda muito pequeno. De certeza os foi iniciar (pelo menos ao mais novo) na “arte” de bem viajar de comboio. Eles não saíram da composição quando esta chegou a Espinho e regressaram até Paços de Brandão …  uma excelente forma de dar a conhecer um meio de transporte. Está de parabéns aquela Mãe!



Estação de Espinho - Vouga
Com o aproximar de Oliveira de Azeméis, sobretudo depois de Paços de Brandão, os passageiros foram saindo, mas a verdade é que na estação final, ainda éramos mais de 15 pessoas … Vale a pena manter este serviço em funcionamento!
Em Oliveira de Azeméis, o final da viagem comercial. Agora é tempo de ir até à Sernada do Vouga, fazer manutenção ...

Comentários