O fim de semana que passou

O fim de semana que passou foi marcado por um tempo pouco agradável! Céu cinzento, alguma chuva, do tipo chuvisco, mas sobretudo nevoeiro. Muito nevoeiro!

Tanto nevoeiro que impediu do usufruto pleno das atividades em que estive (estivemos) envolvido(s). Eu explico:

No sábado, fui acompanhar as e os colegas que estão a frequentar a ação "Geoeducação em ação: o caso do Arouca Geopark" que se está a realizar em Arouca, numa parceria tripartida entre o Arouca Geoparque, o Agrupamento de Escolas de Arouca e o Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis.

Foi uma visita interessante não fora o nevoeiro, em alguns momentos tão cerrado, que não nos permitiu ver a paisagem ... e que paisagem! De manhã tivemos a oportunidade de ser dos primeiros visitantes do Radar Meteorológico de Arouca, que muito recentemente o Instituto Português do Mar e Atmosfera fez inaugurar no planalto da Freita, a 1100 metros de altitude.

Estivemos no 10.º andar, num espaço que a autarquia conseguiu que fosse transformado em espaço de visualização da paisagem, mas aí, nada foi possível ver ... simplesmente havia uma envolvente branca que não deixava ver nada a mais de 10 ou 20 centímetros de distância ... por isso, fomos convidados a subir mais dois andares (a maioria de nós subiu os 12 andares pelas escadas ... isto apesar do elevador estar a funcionar!) e tivemos a possibilidade de ver os equipamentos que fazem o tratamento dos dados obtidos pelo radar e os envia para Lisboa, onde são disponibilizados ao público a partir da sede do IPMA. Foi bom ...

A visita, durante a manhã, continuou por alguns geossítios da Freita e depois do almoço, no restaurante do Parque de Campismo do Merujal, foi tempo de ir a Canelas, e ao Centro Interpretativo da localidade, onde se encontram expostas algumas raridades (mesmo muito raras), dado que as Trilobites de Arouca, são únicas no Mundo e à garganta do Paiva, na estrada de Canelas para Alvarenga.


O logótipo do Arouca Geoparque, uma instituição que desde 2009 está atenta, muito atenta, ao território do Concelho.


Mapa (obtido no sítio do Geoparque) dos geossítios no Concelho. De notar a concentração dos mesmos nas zonas da Freita e de Canelas e Alvarenga.


No Centro de Interpretação Geológica de Canelas, a Isabel Gilde apanhou-me a dizer alguma coisa aos colegas e ao responsável (e proprietário) do Centro. Na mão esquerda tinha uma máquina, com que, supostamente, tirei muitas dezenas de fotografias. Não fiquei com nenhuma! Não sei o que aconteceu ... Como dizia, numa novela, o Palu Gracindo, "Coisas de Laurinha ..."

Também pela objetiva da Isabel Gilde, a imagem duma outra cascata existente no Arouca Geoparque. Neste caso, menos conhecido do que  a Frecha da Mizarela, é a Cascata das Aguieiras, que despenha no Rio Paiva, as águas das ribeiras que drenam a zona de Alvarenga.

Ontem, domingo, foi dia de passeio com o Samuel. Fomos até Espinho, Ele, eu e a Lila. Pena é que o mau tempo não lhe tenha permitido a brincadeira na praia de que ele tanto gosta ...




Ao chegar a Espinho, não chovia mas já não faltava muito tempo para isso ...




No início e no fim do almoço ... uma salada de polvo e uma banana com chocolate. Também quero!!!


No final, ao sair do restaurante, foi preciso abrir o guarda-chuva. Foi a estreia do mesmo, oferecido no dia 20 de fevereiro, pelo Zé Luís ...

No final da tarde, enquanto se esperava pela chegada da família, foi hora do lanche, oferecido pela Dona Fernanda, quando os fomos visitar ...

Comentários