Um Calvário em Santiago de Riba-Ul

Cartografia da caminhada da manhã do dia 2 de abril. Assinalado o local do Calvário.

Por muito que caminhe ou me desloque no território, há sempre elementos desconhecidos, que de repente, descubro Foi o que aconteceu no passado sábado de manhã. Ao fazer um complemento da caminhada a dois, no Parque do Rio Ul, fui, sozinho, caminhar para as ruas da Zona Industrial da cidade (Oliveira de Azeméis / Santiago de Riba-Ul).

Saí de casa, fui por Figueiredo e subi para a Zona Industrial, pelo primeiro corte à esquerda, depois da passagem de nível do caminho de ferro. Subi, a pendente até não é fácil, e decido, por mero acaso, virar à direita, entre edifícios industriais.

De repente, deparei.me com uma zona entre dois edifícios industriais, limpa da vegetação e um conjunto de quatro cruzeiros. Um, isolado, mais próximo da estrada e mais três, numa cota mais elevada, colocados lado a lado. O Calvário. Na base da cruz mais imponente, no topo do monte, há uma data. 1718!

Na Escola, durante a semana, encontrei a minha Colega e Amiga, Helena Pinto, que mora relativamente perto e falei-lhe do que vi. Por ela fui informado que a limpeza da vegetação está relacionada com a celebração da Páscoa que se aproxima e com a realização de uma Via Sacra, a realizar no próximo domingo dia 10 a partir das 18 horas.e que vai ligar o Senhor da Campa ao Calvário.

Vista do Calvário de Oeste para Este.

Vista do Calvário de Este para Oeste

Vista da cruz mais próxima da rua

Na base da Cruz principal a inscrição.
Segundo um sitio de Geocaching o Calvário foi mandado fazer por um tal
Manuel Vaz de Figueiredo em 1718

Comentários