Um aniversário


O Blogue "Caçadores de Bibliotecas" festejou anteontem, dia 11 de abril, o 10.º aniversário. Descobri esse blogue, penso que através duma publicação no Facebook do Nuno Marçal, que já nessa altura seguia. Só sei que foi na altura em que a sua autora, a Amiga Soraia Magalhães, estava empenhada na reabertura de uma Biblioteca em Manaus, na sua Amazónia natal. Eu e alguns dos Formados que no final de 2012 estavam a finalizar o Curso EFA Secundário, participámos nesse movimento e fizemo-nos fotografar com o logótipo do "Abre Biblioteca". A entrada no blogue que na altura servia de suporte às atividades do Curso e que retrata a nossa participação foi feita no dia 1 de dezembro. No dia 30 desse mês, quase a encerrar o Blogue, publiquei a notícia da nossa participação na luta. Foi no dia 30.

Em maio de 2018. no dia 18, tive o prazer de conhecer pessoalmente a Soraia Magalhães. Nessa altura estava a trabalhar no seu Doutoramento na Universidade de Salamanca e vinha passar uma temporada em Portugal, mais concretamente na Universidade de Coimbra, para completar as suas pesquisas. Depois de uma viagem longa, de comboio, entre Madrid e Estarreja, apanhei-a, ainda o dia era uma criança, e foi um prazer enorme desfrutar da sua companhia e da sua paixão pelos livros e pela leitura ... Foi uma das minhas convidadas para a atividade que o Centro de Formação organizou no âmbito das 24 Horas das Bibliotecas Escolares, desse ano.


É desse dia que a fotografia que consta na montagem das fotos dos dez anos do blogue, que estamos os quatro, o Nuno Marçal, Bibliotecário Ambulante de Proença-a-Nova, a Soraia Magalhães, autora do Caçadores de Bibliotecas, Eu, o organizador da atividade e a Sandra Brandão Nobre, do Acordo Fotográfico.


Comentários