Paredes de Coura

Apesar de conhecer relativamente bem o Alto Minho, sobretudo os concelhos do litoral e que marginam os Rios, o interior da região era-me, e ainda é, desconhecido. Por isso, quando soube que o meu Amigo Sérgio Amaro Bastos ia organizar o 2.º Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas, em Paredes de Coura, não hesitei. Combinei com a Lila ir-mos passar umas horas até à simpática vila. 

E assim foi. Sexta-feira, depois de almoço, metemo-nos à estrada (quase sempre auto-estrada) e em cerca de duas horas, estávamos no nosso destino, a Albergaria Residencial, onde pernoitamos, de sexta a até hoje.

Com um tempo muito húmido, com alguma chuva e algum frio, sobretudo na sexta-feira, não foi possível usufruir muito, mas de qualquer forma, e como a Vila é pequena, foi fácil conhecer praticamente todos os recantos ...Histórias que ficam na memória  e para contar.

Como a que hoje vivemos. 
De manhã, o pequeno almoço foi tomado numa das padarias e pastelarias da vila. Estava-mos a comer quando entraram duas senhoras, já com alguma idade. Sentaram-se perto de nós. Uma delas tirou um livro dum saco e ofereceu à outra.
Diz-me a Lila: 
- Foram ao nosso saco buscar o livro ... 
Porque o livro que acabava de mudar de mãos, era o "Nunca Pares" do Emanuel Mendes, de que dei conta numa entrada anterior e que foi o meu companheiro de viagem ... 
Ao sair, meti conversa com as senhoras, sobre o livro.
O mais incrível é que a ofertante é tia do Emanuel Mendes e tinha estado, em Braga, no sábado à tarde ou noite, na apresentação do mesmo ...
Há cada coincidência!!!

A sede do poder municipal. Paços do Concelho de Paredes de Coura
(de notar, entre as laranjeiras e o ed´ifício, a caixa do elevador do grande parque de estacionamento subterrâneo)

Mural junto de uma das entradas do parque de estacionamento

Entrda principal do Centro Cultural. Um espaço fantástico, com dois auditórios e uma sala de exposições, para além de um átrio de muito generosas dimensões ...

Homenagem de Paredes de Coura aos que tombaram na Guerra

Centro Escolar

Uma das igrejas da Vila

Sábado, dia da feira quinzenal ...


Exposição de desenho
Um desafio lançado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, aos integrantes do grupo Urban Sketchers Portugal.
desenhos muito variados sobre algums pormenores dos vários concelhos da região.

Lá fora, o outono ...

Um amigo de longa data ... um participante 100%

A vez e a voz dos Alunos. A explicação sobre como calcular o Índice de Risco Natural, Incêndio ou Geada, um projeto ganhador do Prémio Ciência na Escola, da Fundação Ilídio Pinho.

Sem paredes e lida ao contrário ...




Um espaço fantástico! Legos e mais legos, ao dispor de pequenos e grandes em brincadeira livre ou atividades organizadas. Uns excelentes minutos à conversa com o responsável pelo espaço, uma iniciativa municipal ...

Na Rua, o Congresso, não passava despercebido ...

O Grande Auditório do Centro Cultural

Ponte de Lima by nigth ... ou uma das interpretações da vila limiana, em exposição

Da varanda da Residencial ...



Praia Fluvial do Tabuão
Na vila, uma das praias fluviais mais famosas do Pai´s. Todos os anos, a encerrar os Festivais de Verão, o de Paredes de Coura é feito neste imenso espaço verde .... Hoje só por lá andavam ovelhas e o seu pastor!

Comentários