Porque hoje é ...

Pelourinho e Paços do Concelho da Bemposta
Fotografia tirada em 23 de março de 2019

Porque hoje é o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalo o dia, com uma fotografia de um dos Monumentos do Concelho de Oliveira de Azeméis.

É o Pelourinho da Bemposta, situado na freguesia de Pinheiro da Bemposta, No sítio WEB da Camara Municipal de Oliveira de Azeméis, a propósito deste Monumento, pode-se ler: "Urbano e isolado, o Pelourinho de Pinheiro da Bemposta situa-se num largo, em declive, junto aos Paços do antigo concelho da Bemposta. Construído em meados do século XVI, está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.
Rude, composto por uma base de três degraus circulares, este pelourinho representou durante mais de três séculos a independência e o poderio das terras da Bemposta. No topo, apresenta um simples paralelepípedo com remate hemisférico e grimpa de ferro, em forma de bandeira, apresentando nas faces duas esferas armilares, Cruz de Cristo e escudo real de D. Manuel.
Possui armas e coroa nacionais, esfera armilar e cruz de Cristo. O remate foi, certamente, encomendado a uma oficina da renascença coimbrã e destoa, qualitativamente, do aspeto rude de toda a estrutura."

Comentários