Fim de semana com chuva ...

O fim de semana, que caminha rapidamente para o fim, foi muito cinzento e com chuva, que por vezes caiu com intensidade. Ainda bem que assim está a acontecer, porque o início do ano foi muito seco ... Mas fim de semana com chuva não quer dizer inatividade, apesar do estado do tempo a isso convidar.

Ontem, à tarde, fomos para ver os concorrentes ao Rali de Regularidade Histórica, Ria Classics, que supostamente andou pelas estradas de Ovar, Murtosa e Estarreja. Digo supostamente, porque, apesar de haver uma adenda ao Regulamento da prova, às 15 horas não havia qualquer sinal dos automóveis e concorrentes na Praça da República, em Ovar. Ainda passei pelo centro da vila da Murtosa, e nada ...  Também não encontro nenhuma informação para confirmar a realização ou não da prova ...

No regresso a casa, uma rápida passagem pela Biblioteca Municipal de Estarreja para ver os livros da quarta rotação, da exposição de Livros Pop-Up da coleção do Amigo José Alberto Rodrigues.




A Exposição em poucas imagens ...

Hoje de manhã, a habitual caminhada a dois no Parque do Rio Ul em São João da Madeira. A caminhada de hoje vai ficar na nossa memória por causa de uma situação a que assistimos e em que de alguma forma interviemos.

Estávamos na primeira das duas voltas habituais e na margem do rio vimos uma pata com uma ninhada muito interessante. De repente um alvoroço, com a pata a voar atrás duma pega-rabuda. Motivo: a pega-rabuda atacou a ninhada e levou um dos patinhos. Voou para cima de uma das árvores, mas um outro utilizador do parque correu atrás dela e ela assustada lá largou o pequenote que caiu duma altura considerável, mas a queda foi amortecida pelos ramos e folhagem e chegou ao chão incólume. Peguei nele e levei-o para o lago, onde após um bom bocado a mãe e os irmãos ele se juntaram ... Um final feliz, numa história puramente natural ... é próprio das pegas-rabudas o atacar animais de pequeno porta para alimentação ...

A pata e parte da sua ninhada (contei 14 patinhos ....)

Outros dois exemplares, de outra espécie, que também tentaram atacar a pega-rabuda

Os pequenotes, já na água ...

Hoje, fez-nos companhia, como se pode comprovar ...
... numa fotografia tirada e partilhada pela boa Amiga, Célia Pinho

Comentários