Porque hoje é ...


Céu nublado

Porque hoje é, o Dia Meteorológico Mundial, assinalo-o, aqui no meu blogue, porque efetivamente o que diz respeito à Geografia, e a Meteorologia é uma das ciências que carrea conhecimento para a interpretação dos fenómenos geográficos, é do meu interesse.

Antes de mais é preciso distinguir Meteorologia e Climatologia. São duas ciências diferentes, embora a segunda use muitos dos conhecimentos da primeira. Assim, podemos dizer, de forma simplificada, que a Meteorologia estuda os fenómenos atmosféricos que acontecem num determinado momento e local.

A data de hoje assinala-se, porque: "O Dia Mundial de Meteorologia celebra-se a 23 de março, para comemorar o dia da entrada em vigor da Convenção que instituiu a Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 1950, como agência especializada das Nações Unidas para a meteorologia e clima e, posteriormente, para a hidrologia e ambiente.
A data visa ainda alertar a população para a necessidade de preservar os ecossistemas assim como fazer uma utilização racional dos recursos naturais do planeta Terra."

Comentários