Dia Nacional da Cultura Científica

Hoje, 24 de novembro, é o Dia Nacional da Cultura Científica. Instituído em 1996 pelo então Ministro da Ciência e Tecnologia, o já falecido José Mariano Gago em homenagem ao Professor, Divulgador de Ciência, entre outras atividade, Rómulo Vasco da Gama Carvalho, nascido nesse dia, no ano de 1906.

O professor Rómulo de Carvalho, foi professor de Liceu, autor de manuais escolares, como foram os usados por mim nos primeiro e segundo anos do Ciclo Preparatório em Ciências da Natureza (anos letivos 71/72 e 72/73), livros de divulgação científica e outras obras sobre educação.

os meus manuais de Ciências da Natureza. No primeiro anotemas da Física, da Química, da Geografia e da Ecologia. No segundo Ano, Biologia Humana, Animal e Vegetal

Livros de divulgação científica


Mas foi com o pseudónimo de António Gedeão, que ficou conhecido do grande público. Foi especialmente um poeta, embora também se tenha dedicado a outros géneros literários, como por exemplo o teatro. Quem não conhece o seu poema "Pedra Filosofal" cantado pelo ovarense Manuel Freire

Para além deste poema, escreveu muitas centenas de outros, editados em obras que vão desde Movimento Perpétuo, de 1956 e onde se encontra o já referido Pedra Filosofal, até Novos Poemas Póstumos de 1990.

Comentários