Memórias que as fotografias avivam ... [1]

Numa daquelas brincadeiras que agora correm pelo Facebook, fui desafiado a colocar em linha uma fotografia da minha infância. Desafio difícil! Porque quando eu era miúdo, as fotografias eram raras, porque eram caras!

Fui à procura e encontrei três fotografias tipo passe, as que se usavam em documentos oficiais ... ei-las! Ficam aqui porque muitas das pessoas que me seguem por aqui não viram no Facebook a resposta à desafiante Isabel Gonçalves ...

Foi a primeira fotografia tipo passe que tirei. Ao terminar a escola primária era necessário tirar o Bilhete de Identidade. Para isso era necessário ir ao fotógrafo, que era o Marcelino, onde hoje é um bar na Rua António Alegria ao lado da Menage Oliveirense. Naquela época, não se tirava fotografia sem gravata ... penso que não era minha. Pelo menos não me lembro ...

Quinze ou dezasseis anos de idade. Acho que esta fotografia foi tirada para a renovação da matrícula no Sexto Ano (Primeiro ano do Curso Complementar dos Liceus), onde entrei em 1977

Esta fotografia é mais recente ... Janeiro de 1987. Foi tirada na aldeia de Santa Margarida, na base do Campo Militar com o mesmo nome. Foi necessário tirar uma fotografia com a Farda N.º1! Coisa estúpida, que só a organização militar entende ... Nunca usei, em toda a minha vida militar (foram 16 penosos meses ...) esta farda! Mas para a fotografia tivemos que arranjar ... a história é simples:

- Num final de tarde, no início de janeiro, depois do serviço, um grupo de milicianos, descemos (a pé, claro) até à aldeia e fomos a um fotógrafo que lá havia e toca de tirar as fotografias. Ele tinha a indumentária! A camisa branca, o dólmen e o chapéu ... só mudavam as armas na lapela e no boné ... Lembro-me que no final fomos todos jantar a um tasco que ficava perto ...

Comentários