Até sempre, PROFESSOR!

Uma das imagens que circulam no Facebook
A notícia chegou por e-mail, a meio da manhã! Uma amiga mandou-me a ligação ao Jornal Campeão das Províncias em que era notícia o falecimento do Professor Doutor Fernando Rebelo. Foi um enorme murro no estômago. Uma daquelas notícias que ninguém quer receber ... Tentei encontrar informação na internet, mas eram escassas .... logo que tive acesso a um computador e a uma rede livre de empecilhos, como são as atuais redes das escolas, acedi ao Facebook e confirmei que infelizmente era verdade. O Professor Doutor Fernando Rebelo tinha partido pela manhã!

Como é possível ler nas diversas mensagens que são deixadas aqui e ali, o Professor deixou em todos nós, que tivemos o privilégio de ser seus alunos, uma enorme simpatia e amizade, porque era um homem sempre disponível, para nós, que estudávamos Geografia.

Tenho na memória muitas recordações:

Enquanto estudante, por exemplo, uma vista de estudo aqui à região - Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Arouca, com um périplo pela Serra da Freita. Foi em 1985, talvez no início do ano. Fazia muito frio. O almoço, foram uma sandes, que cada um tinha trazido e o Professor também comeu a sua ... numa curva da estrada que da vila de Arouca sobe até ao alto da Serra.

Outra recordação foi um e-mail que lhe enviei aquando da sua eleição para Reitor da Universidade de Coimbra. Nesse mail, dava-lhe os parabéns pelo facto de ter sido eleito. Em resposta, pelo mesmo meio, dizia-me ele: José Rosa, estes dias e as notícias sobre este facto, fizeram mais pela Geografia Portuguesa, do que muitos congressos ...

Finalmente, recordo já com saudade, a última vez que estive com o Professor. A convite do Toni Figueiredo, Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, o Professor Rebelo esteve na escola sede do Agrupamento a falar para os alunos do 9.º ano de escolaridade sobre Riscos Naturais. A convite do Toni estivemos com o Professor, Foi um encontro muito bom, como aliás, na entrada que fiz neste blogue, em 23 de outubro, assinalei ...

Hoje, o Professor partiu. Por isso, até sempre, PROFESSOR!


O testemunho emotivo do Professor Doutor Luciano Lourenço, do Departamento de Geografia e Ordenamento do Território, sobre o Professor Doutor Fernando Rebelo.

Comentários