Dia Mundial das Bibliotecas

Biblioteca Nacional
Hoje é o Dia Mundial das Bibliotecas. Sim, é o dia dessas entidades tão presentes nas nossas vidas. Umas muito grandes, outras pequeninas, umas de iniciativa particular (as nossas, em nossas casas) outras públicas, umas Municipais outras Gerais (a da Universidade de Coimbra), para  não falar das Nacionais. Mas há as que são Especializadas, há as que são Escolares, há as Itinerantes, e até as há de Praia! Há Bibliotecas para todos os gostos e necessidades ...

A minha ligação às bibliotecas começou, não sei bem quando ... mas começou pelas Bibliotecas da Gulbenkian, a Fixa (penso que era a N.º 62) e Móvel, aqui em Oliveira de Azeméis ... depois, depois foi a Biblioteca do Liceu Ferreira de Castro, a Biblioteca do Instituto de Estudos Geográficos na FLUC e depois vieram as Bibliotecas Escolares. Primeiro timidamente ... a candidatura que foi feita em 1997 / 1998, salvo erro, para a instalação de uma Biblioteca de acordo com as normas preconizadas pela Rede de Bibliotecas Escolares, na Escola Secundária Soares Basto, depois, a partir de 1999, com o exercício das  funções de Diretor do CenForAz, um enorme "mergulho" neste meio ...
Biblioteca Joanina

Em Coimbra, a atual Biblioteca Geral

Tenho orgulho, muito orgulho mesmo, de ter estado ligado, desde o início, à implementação de tantas e tantas Bibliotecas Escolares, nas mais diversas Escolas do Concelho de Oliveira de Azeméis, quer através da facilitação de atividades formativas, quer mesmo contribuindo de algum modo, para a sua implantação.
Biblioteca do Palácio de Mafra


Depois, veio a fase em que fui Professor Bibliotecário. Pouco tempo o fui, mas fiz coisas que me deixam uma grande saudade. Agora, de novo com funções ligadas à formação contínua do pessoal educativo, outra vez a facilitação da formação ...


Duas fotografias da Biblioteca Escolar Madalena Sotto
As fotografias desta entrada foram descarregadas da Internet, são de vários autores, entre os quais eu, que tirei as duas fotografias relativas à Biblioteca Escolar Madalena Sotto, Biblioteca da Escola Secundária Soares Basto, onde fui Professor Bibliotecário.

Comentários