ENTRE O FINAL DA PRIMAVERA E O VERÃO 2022

Com o regresso a uma quase normalidade, que se espera que seja para manter, o final da primavera e o verão de 2022 serão marcantes nesse mesmo regressar … Estão programados um conjunto de eventos, de caráter muito diverso, que se espera animarão a cidade e o concelho.


Para começar, a celebração do aniversário da elevação da Vila de Oliveira de Azeméis, a Cidade. É o trigésimo oitavo aniversário, pois foi a 16 de maio, que a Assembleia da República decidiu conceder esse estatuto a Oliveira de Azeméis. No sábado, dia 14, à noite e n’O Cinema o espetáculo que cruza a música dita erudita e as danças de salão. É o projeto Hibiscus. No dia 16, a celebração, para além do hastear das bandeiras, cerimónia habitual neste dia, o que acontecerá às 09:30, será seguida da inauguração na sede da União de Freguesias na qual a cidade se insere, da exposição “A Nossa Freguesia”. Esta exposição, de caráter itinerante, irá depois passar pelas outras freguesias do concelho. Às 14:30, na Galeria Tomás Costa é tempo de apresentação do Projeto de Turismo Industrial, uma iniciativa do Turismo do Porto e Norte de Portugal, ao qual o concelho aderiu. Finalmente, à noite, a partir das 21:30 horas, no Largo da República, há música. É o concerto de Fado Lírico, com o Cantor Lírico Carlos Guilherme e a Fadista Teresa Tapadas.

 

Depois do sucesso da primeira edição, a segunda edição do Azeméis Jazz & Blues, está de volta nos dias 27 e 28 de maio. No primeiro dia atuam o músico espanhol Twanguero e a inglesa Myles Sanko. No dia seguinte será a vez das portuguesas Elas e o Jazz, e da cabo-verdiana Carmen Souza.


Da música para a arte, os oliveirenses e todos quanto nos visitam poderão deliciar-se com o talento artí­stico no Parque La-Salette. O Entr'artes realiza-se a 29 de maio com artes de pintura, música, dança, poesia, estátua viva, escultura e fotografia. De 9 e 30 de julho as obras de arte produzidas poderão ser (re)vistas na Galeria Tomás Costa onde estarão em exposição.


De 30 de maio a 7 de junho, o Parque de La-Salette vai ser invadido por muitas e muitas centenas de crianças do Pré-Escolar e do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. É a Semana da Criança 2022, uma organização da Câmara Municipal mas onde os Agrupamentos de Escolas do Concelho através, por exemplo, das Bibliotecas Escolares, vão marcar presença, com a atividade “Leituras com Letras Pequeninas | Bibliotecas e a Comunidade”. Integrada na Semana da Criança, há o espetáculo das Canções da Maria.

 

A animação de Verão 37.20, estará de volta entre os dias 04 de junho e 17 de julho, decorrendo em vários locais da cidade, desde a Praça da Cidade, passando pela Avenida António José de Almeida, Praça José da Costa, Parque de La-Salette, Largo da República e Praia Fluvial do Pedregulhal.

O cartaz deste ano traz até à  cidade os GIFT, que atuam na Praça da Cidade no dia 18 de junho, às 22 horas, Na véspera, portanto, a 17 de junho, e também às 22horas, atuará Piruka num concerto dirigido principalmente aos mais jovens, a Neon Run, no dia 11 de junho, a partir das 21 horas, será corrida pelas ruas da cidade, num misto de luz, cor e som, um encontro de Bandas Filarmónicas com a participação da Banda Sinfónica da PSP, um Festival de Folclore, as Marchas Populares e as Vozes da Rádio, com a participação da Banda Musical de Fajões. A 8 de julho, a partir das 21:30 horas, será a vez da Stand-up Comedy no Largo da República com o comediante Aldo Lima e o seu estilo inconfundível com a abordagem de temas do comportamento individual e sociais abordados de forma irónica, acutilante e sagaz. Os Oliveirenses poderão ainda participar em outrs eventos do programa de animação do Verão: o Paddle Experience Day, o Azemex Multisport Challenge, a atuação dos Minhotos Marotos e Armindo Pina.

 

A começar o mês de julho, nos dias 2 e 3 há o 2.º Street Food & Beer Fest a. A iniciativa reúne operadores de comida de rua com serviços variados e originais complementada com a promoção da cerveja artesanal produzida no concelho.

 

Nesse mesmo fim de semana, a cidade vai ser invadida pelos automóveis do Trial Automóvel. É a etapa oliveirense, do Campeonato Nacional de Trial Urbano.

 

Agosto é o mês das Festas de La-Salette. Este ano de 7 a 15 de agosto, as festividades, para além dos vários eventos de cariz religioso. Processão de Velas, no dia 7 e a Procissão do Triunfo, no dia 14, vai contar com vários espetáculos:

Dia 9, espetáculo de acordeão, com o francês Julien Gonzalez, dia 10, Noite da Juventude, com DJ’s oliveirenses, dia 11, Cuca Roseta, dia 12, música latina, com o os Némanus, dia 13, Festival de Folclore, dia 15, Festival de Bandas e dia 15, a encerras as festas, os Calema.

 

Continuando a parceria com a ADRITEM o projeto Há Festa na Aldeia estará de volta no mês de setembro dinamizando os moinhos que existem ao longo do rio Ul, no Parque Temático Molinológico.

 

Nos dias 10 e 11 de Setembro o Ricardo Bastos e quem a ele se quiser associar, correrão as 24 Horas Solidárias, em Oliveira de Azeméis. É mais uma Corrida Solidária e vai acontecer na Zona Desportiva da Cidade, com o valor acumulado a reverter para as obras da Igreja Matriz..

 

Dependendo da evolução da pandemia Covid-19, a Câmara Municipal levará para a rua a Noite Branca, no mês de setembro, uma iniciativa que marca o fim de verão constituindo uma oferta cultural onde se concilia a diversão a descontração e o conví­vio em famí­lia, ou entre amigos, no centro da cidade.

Entrada criada com base em notícias dos sitios AZEMÉIS.NET e do Município de Oliveira de Azeméis

Comentários