Uma semana cheia de dias ...

A semana que hoje se inicia é uma semana cheia de Dias ...


Dia 21 de março

O terceiro domingo do mês de março é marcado por duas celebrações: 

O Dia Mundial da Poesia "A data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999.

O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. Isso porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa perceção e compreensão do mundo.

Para o celebrar, nada melhor que o soneto "Ser Poeta" de Florbela Espanca, a poeta, nascida a 8 de dezembro de 1894 em Vila Viçosa e falecida a 8 de dezembro de 1930, em Matosinhos, de homenagem aos Poetas e à Poesia.

e

O Dia Mundial da Árvore "O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).

30% da superfície terrestre está coberta por florestas, onde se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos "pulmões do mundo", não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos."

Para assinalar este dia, fui ao Baú das Recordações (obrigado Amiga e Colega Eva Figueiredo) buscar uma apresentação que fiz em 2009, para assinar o centenário do Parque de La-Salette que dispõe de uma muito interessante coleção de árvores do todo o Mundo.

O Parque de La-Salette, cujo início da construção, remonta a abril de 1909, foi um projeto do Jardineiro do Porto, Jerónimo Monteiro da Costa, é um dos Parques Urbanos mais emblemáticos de toda a região.

[informação, em itálico, retirada do sítio Calendarr]

Dia Mundial da Poesia

Ser Poeta

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

Florbela Espanca

Dia Mundial da Árvore


 

 Dia Mundial da Água
 
Rio Ul. A jusante da ponte de Santiago de Riba-Ul (fotografia tirada em 19 de março de 2021) 


Na segunda-feira, dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água. Mais uma vez e de acordo com o Calendarr, "A data visa alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.

A gestão dos recursos de água tem impacto em vários setores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.

As alterações climáticas provocam graves impactos nos recursos de água. Alterações atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuva e frio afetam a quantidade de água disponível e colocam em risco os ecossistemas que asseguram a qualidade da água.

Origem da data

A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992.

Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas com vista à poupança deste recurso, promovendo a sua sustentabilidade."

Para assinalar a efeméride, uma fotografia minha, tirada durante a semana que passou, numa das minhas caminhadas. Foi feita a partir da ponte, que no Lugar da Ponte, em Santiago de Riba-Ul, permite passar as margens do Rio Ul, um dos cursos de água do concelho de Oliveira de Azeméis e que infelizmente não é muito bem tratado, devido a descargas de materiais poluentes, que se verificam com alguma frequência.
Dia 23 de março
Dia Meteorológico Mundial  
Exemplo de uma Carta Sinóptica (Exame de Geografia A, Julho de 2016)

Na terça-feira, dia 23 de março, é o dia de assinalar a Meteorologia, através do Dia Mundial da Meteorologia. De acordo com o já citado Calendarr, "A Meteorologia define-se como a ciência de estudo dos fenómenos atmosféricos e das suas leis, com especial incidência na previsão do tempo. Neste dia celebra-se a área de conhecimento que visa aumentar a compreensão dos fenómenos atmosféricos mundiais."
Dia 26 de março
Dia do Livro Português  
Autores portugueses a escrever sobre temas de Portugal (História)

Para terminar uma semana "cheia de dias", o assinalar o Dia do Livro Português: "
A data foi criada pela Sociedade Portuguesa de Autores com o intuito de destacar a importância do livro, do saber e da língua portuguesa em todo o mundo.

Foi escolhido o dia 26 de março para esta celebração pois foi neste dia, em 1487, que se imprimiu o primeiro livro em Portugal: o “Pentateuco”, em hebraico. Ele saiu das oficinas do judeu Samuel Gacon, na Vila-a-Dentro, em Faro.

Já o primeiro livro escrito em português foi impresso no Porto, dez anos depois, em 4 de janeiro de 1497. Produzido pelo primeiro impressor luso, Rodrigo Álvares, o livro tinha o título de “Constituições que fez o Senhor Dom Diogo de Sousa, Bispo do Porto”."  

[informação, em itálico, retirada do sítio Calendarr]

Comentários