Dia do Pai



Hoje, dia 19 de março, é Dia do Pai. É este dia, porque no calendário religioso,a Igreja Católica, celebra São José, o esposo de Maria, Mãe de Jesus.

Logo de manhã, tinha um e-Mail da minha Querida Amiga, Maria Josefa Soltero Lopez, a Zé Soltero, que conheci em 2002, durante uma formação, aqui em Oliveira de Azeméis e que é uma seguidora deste blogue. Outra seguidora do blogue, a queridíssima Amiga Ermelinda Damas, mandou-me uma SMS a dar-me os Parabéns, pelo Dia do Pai.

Os filhos, o João Armindo e o José Luís, fizeram chegar uma encomenda dirigida à Mãe, a Esposa Lila, mas para me serem entregues logo pela manhãzinha, com presentes, ( assim mesmo no plural ...) três livros. Depois, ameio da manhã, estiveram presentes através se uma videochamada entre nós os três, com recurso à aplicação Signal.

- Livrarias, de Jorge Carrión, com tradução de Margarida Amado Acosta, editado pela QUETZAL.

"Qual é o significado das livrarias no imaginário coletivo? Qual é o seu papel na História das Ideias e das Letras? Neste brilhante ensaio, Jorge Carrión cria uma possível cronologia do desenvolvimento das livrarias e da sua representação artística - como se transformaram em mitos culturais, em centros de tertúlia e de resistência política.

A Livraria Bertrand do Chiado tinha de ser uma das escolhidas, assim como a Strand, de Nova Iorque, as parisienses La Hune e Shakespeare and Company, a Librairie de Colonnes de Tânger, City Lights de São Francisco e muitas outras.
"


 

O Velho Expresso da Patagónia, de Paul Theroux, com tradução de Nuno Guerreiro Jusoé, editado pela QUETZAL


 " Um grande clássico da literatura de viagens, agora na série Terra Incognita: «O fim do mundo é um lugar.» Paul Theroux saiu de sua casa em Medford, no Massachusetts, numa manhã de mau tempo e apanhou o comboio suburbano para Boston. Aí chegado, apanhou outro comboio para Chicago, e assim sucessivamente, até ao percurso final no Velho Expresso da Patagónia, que o levou à mítica e remota região do Sul da América, passando por Buenos Aires - onde encontra Jorge Luis Borges -, atravessando o México, a Guatemala, San Salvador, a Colômbia, o Peru. Um relato de encontros, rostos e histórias. Tudo termina com uma frase maravilhosa: «O fim do mundo é um lugar». A grande obra-prima que reinventou a arte da literatura de viagens."

- História Global de Portugal, um conjunto de muitos contributos, dirigida por Carlos Fiolhais, José Eduardo Franco e José Pedro Paiva, integrada na coleção TEMAS E DEBATES.

«Portugal foi ponto de chegada e de partida de gentes, culturas, línguas, ideias, tendências de gosto, comportamentos, crenças, instituições, produtos que sempre foram variáveis e que aqui e nos ubíquos lugares onde chegaram imprimiram sinais de miscigenação plurimodal, que foram enriquecendo as cores do mundo, mas também provocando disrupções, violência, tantas vezes guerra, sofrimento e fenómenos de resistência. Portugal é o resultado de incontáveis dinâmicas de diálogo e de choque com outros lugares. E o mundo tem traços das mediações que os habitantes do espaço de Portugal espalharam. É esta fascinante história que aqui se pretende contar para melhor percebermos quem somos e o mundo em que vivemos.»


Coordenação científica:

João Luís Cardoso (Pré-História e Proto-História)

Carlos Fabião (Antiguidade)

Bernardo Vasconcelos e Sousa (Idade Média)

Cátia Antunes (Época Moderna)

António Costa Pinto (Época Contemporânea)


Esta obra conta com a colaboração de 87 autores que trabalham não só em Portugal como por todo o globo, portugueses e não portugueses, especialistas nas mais diversas subáreas da História, como história política, história institucional, história geográfica, história cultural, história da ciência, história económica, história social, história da arte e história religiosa.
"


Comentários