Um museu muito interessante em Anadia

Ontem à tarde, passámos pela cidade de Anadia e fomos à procura do Museu do Vinho e da Vinha. Mas como era segunda-feira, o Museu estava encerrado. Aproveitámos e fomos dar uma volta pela cidade. De repente, ao passar pela Rua Alexandre Seabra, vimos uma indicação de Museu e a porta aberta. Entrámos. Rapidamente estávamos a fazer uma visita guiada, com a preciosa ajuda da técnica Maria do Carmo.

O Museu José Luciano de Castro, instalado no palacete mandado construir pelo seu sogro, mostra Arte Sacra, Medalhística, Livros Antigos, Conchas, Vestuário, Mobiliário, entre outras preciosidades. 

Possui também uma Biblioteca, com um fundo documental antigo e uma Hemeroteca, com jornais e revistas dos séculos XIX e XX. Possui também uma coleção de recortes sobre Anadia, o Concelho, as Pessoas e as Instituições.

Foi uma agradável surpresa que nos ocupou um bom bocado da nossa tarde ... Parabéns à Santa Casa da Misericórdia de Anadia.

Palacete José Luciano de Castro, onde viveu o estadista e político, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Anadia e onde funciona o Museu

Capela do Palacete. Um desejo da esposa de José Luciano de Castro, que as suas filhas tentaram concretizar ...

Alguns dos livros antigos em exposição

Uma notável coleção de recortes de imprensa sobre factos e pessoas do concelho. Há um dossier dedicado a uma das figuras mais conhecidas do Concelho. António Oliveira, o Tony

Comentários