Porque ontem foi dia de Santo António

Ontem, 13 de junho, celebrou-se um pouco por todo o País, a Festa de Santo António,. Também na região o Santo é motivo de festa. Aconteceu assim em Estarreja e Vale de Cambra.

Na terça-feira à noite e anteciopando o feriado, em Estarreja, desfilaram as Marchas de Santo António. Foram oito os grupos que desfilaram na Avenida 25 de Abril (EN 109) e no Parque Urbano do Antuã, num espetáculo de muita alegria e cor.

Ontem, em Vale de Cambra, para além da inauguração duma pequena exposição alusiva aos 25 anos da Sagração do Santuário de Santo António, obra notável da arquitetura religiosa do século XX em Portugal, da autoria do arquiteto Agostinho Ricca e que incorpora obras de arte de artistas de nomeada, como é o caso da estátua do Santo Padroeiro, obra do escultor José Rodrigues, dos vitrais da autoria deDomingos Pinhe e da obra de Zulmiro de Carvalho, que conceber a Reserva do Santíssimo Sacramento, vulgarmente conhecida como Sacrário. Esta inauguração acontecue durante a manhã e teve uma notável intervenção de um investigador da obra do autor.

À tarde, foi tempo das manifestações religiosas. Missa e Procissão. Destaco esta última, que perciorreru  algumas ruas da cidade, partindo e chegando, da antiga Capela de Santo António e que foi integrada por centenas de participantes...

Antes de ver os Marchantes, um jantar retemperador num espaço recente que dve ser olhado por muitos ...

A abrir as marchas, Salreu, representada pelo Centro Escolar das Laceiras

Alegria ...

Animação ...

Para que ninguém se esqueça ...

Aproveitando o Feriado e o bom tempo ...

A velha Capela de Santo António

O moderno (e novo) Santuário de Santo António

Excelente apresentação da obra do Arquiteto Agostinho Ricca

Santo António, obra do escultor José Rodrigues

Reserva do Santíssimo Sacramento, obra de Zulmiro de Carvalho

Vitrais, que do frio ao quente, enchem de luz policromátivca o interior do Santuário, obra de Domingos Pinho

Tapete de Flores ...

Andor de Santo António, aos ombros dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra

Uma das executantes da Banda de Música de Vale d ecambr

Comentários