Cento e vinte anos do nascimento

Hoje, 24 de maio, passam 120 anos sobre o nascimento de José Maria Ferreira de Castro. Foi no lugar dos Salgueiros, na freguesia de Ossela, Oliveira de Azeméis, que por volta das 11 horas, sua Mãe, Maria Rosa Soares de Castro, o deu à luz. Seu pai foi José Eustáquio Ferreira de Castro, que faleceu quando a criança contava 8 anos de idade.

Criança interessada e interessante, desde muito cedo despertou para as letras, mesmo tendo frequentado só a Instrução Primária, que concluiu na Escola de Santo António, na freguesia.

Ainda menino e moço, com pouco mais de 12 anos, parte para o Brasil, lá longe, onde foi trabalhar. Como rapaz com algumas letras, foi caixeiro no Seringal Paraíso, no município de Humaitá, em plena Amazónia, antes de passar por Belém do Pará, onde publicou, em fascículos, a obra Criminoso por Ambição, no ano de 1916.

Em breve regressaria a Portugal, onde se dedicou ao jornalismo e à escrita, tendo-se tornado um dos mais importantes escritores do século XX, ao mesmo tempo que era um lutador pela Liberdade, que viu devolvida ao seu povo poucos meses antes de falecer, o que aconteceu a 29 de junho de 1974.

Para assinalar o dia, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, em colaboração com o Centro de Estudos Ferreira de Castro, organizou um evento, que tem como âncora a apresentação da obra de Ana Cristina Carvalho "Terra Nativa" que tem como subtítulo "Natureza e Paisagem Humanizada em Ferreira de Castro".

Programa do final da tarde na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro:

17:30 - Inauguração da Mostra biobibliográfica - “Ferreira de Castro – Da Vida, Para Além da Obra”
18:00 - Apresentação do Livro "Terra Nativa" de Ana Cristina Carvalho, pelo Professor Doutor Pedro Calheiros
19:00 - Leituras entre sabores (Merenda)

Para além deste evento, muitas outras entidades se associaram ao aniversário. Em primeiro lugar, o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, que tem hoje o seu Dia da Escola, as Bibliotecas Escolares, que desafiadas pelo Centro de Estudos, apresentam aos alunos a vida e obra do escritor osselense e o Centro de Formação, que no seu espaço, organizou uma vitrina, com base num dos romances icónicos, A Selva.


Comentários