5 de janeiro de 1799 | 5 de janeiro de 2018

Hoje é dia de celebrar a criação do Concelho de Oliveira de Azeméis. Foi em 5 de janeiro de 1799 que a Rainha D. Maria I, publicou o foral de criação da Vila e do Concelho de Oliveira de Azeméis. Portanto, hoje, 5 de janeiro de 2018, celebra-se o ducentésimo décimo nono aniversário!

Nessa data o concelho foi constituído com as seguintes freguesias: Oliveira de Azeméis, Macinhata de Seixa, Ossela, Pindelo, Carregosa, Mansores, Escariz, Fajões, Cesar, Macieira de Sarnes, São Roque, Nogueira do Cravo, São Vicente de Pereira, São Martinho de Gândara, São Tiago de Riba Ul, Madail, Válega, Ramo de Avanca, Couto de Cucujães.

Ao longo do dia a data está a ser celebrada com diversas atividades, entre as quais a inauguração duma Exposição, na Galeria Tomás Costa, intitulada Oliveirenses, que retrata 18 oliveirenses, todos já falecidos, dos quais apenas uma mulher e que são importantes para a nossa história e memória coletiva.

Uma exposição a visitar até ao dia 27 de janeiro, por toda a gente, mas em particular, pelos alunos das Escolas do Concelho. Uma excelente lição de história!

São 10 os painéis duplos. No primeiro, para além do nome da exposição, a ficha técnica da mesma.
Muito bem! Organizada com a "prata da casa". Assim, dá gosto ...
A única mulher que figura entre os dezoito nomes escolhidos. Adília Alegria Martins, uma pedagoga, importantíssima na vida de muitos oliveirenses, entre os quais me incluo, pois foi a criadora da Escola que esteve na origem da atual Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro.


Cronologicamente os dois extremos: Caetano da Anunciação Brandão, também conhecido como Dom Frei Caetano Brandão, que já foi patrono de uma das escolas do concelho, que entretanto, não sei porquê, o deixou cair e Júlio António Batista de Araújo Pinto, conhecido localmente como Júlio Pinto, jornalista.
Os nove painéis duplos com os dezoito nomes, estão dispostos por ordem alfabética das pessoas referenciadas

Comentários

Unknown disse…
Ora aqui temos reposto o verdadeiro nome da freguesia de São Tiago de Riba Ul.
Era assim que se escrevia nos tempos idos (até na estrada nacional Nº 1 na placa que marcava a entrada da localidade se podia ler São Tiago).
Mais tarde, começaram a escrever SANTIAGO, e os entendidos dizem-nos que é assim que está correcto.

SERÁ?

Cândido Mesquita