Por terras de La-Salette

Ontem, último dia do mês de novembro, foi um dia diferente para mim ... andei por Terras de La-Salette, a mostrar e a ver algum, do muito que há para ver ...

Explico: a minha colega e Amiga, Andreia Martins, que está a frequentar com o marido João, um mestrado no Departamento de Geografia e Ordenamento do Território da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pediu-me "apoio" para a organização de uma visita de estudo dos seus colegas do Mestrado em "Alimentação - fontes, cultura e sociedade".

É claro que como colega, mas sobretudo como Amigo e já agora, com algum conhecimento sobre o território, disse logo que sim.

Foi tempo para conhecer novas pessoas (com vidas muito interessantes), ou para rever outros, como foi o caso do meu colega e amigo, desde o tempo da faculdade, Norberto Santos e do Manuel Augusto, que me surpreendeu vivamente ...

A Andreia e os colegas fizeram a planificação e ontem, cerca das 9:30 a visita teve início. Basicamente estivemos em três sítios - Ul, Parque de La-Salette, em Oliveira de Azeméis e Ossela.

Em Ul, a visita começou pelo Parque Temático Molinológico e teve como complemento a visita ao Castro de Ul, orientada (muitíssimo bem), pela Arqueóloga, Sara Silva.

No Parque de La-Salette, para além de uma breve visita ao Parque, onde foi revisitada a sua história, os alunos e professores foram surpreendidos pela arte do senhor Morgado, artesão que dá vida ao Vidro, no Berço Vidreira. Ah, e não posso esquecer o Almoço, servido no espetacular Restaurante Ricoca (vista magnífica ...)

Em Ossela, foi a visita à Casa Museu e Biblioteca Ferreira de Castro, superiormente orientada pelo Carlos Castro, o presidente da direção do Centro de Estudos Ferreira de Castro e finalmente a visita e degustação ao local onde é fabricada a cerveja artesanal, Vadia.

Por isso, são memórias, para mais tarde recordar ...

Ul, uma das aldeias históricas das Terras de Santa Maria

Cerca das 9 horas da manhã, a geada imperava ....

Os moinhos estiveram a trabalhar para a demonstração

Um dos espaços do Castro de Ul que já está escavado

Parque de La-Salette, ontem e hoje

Berço Vidreiro

Biblioteca que Ferreira de Castro ofereceu à sua terra natal, Ossela

Uma das muitas árvores existentes  no quintal da casa de Ossela

Uma das muitas versões de Emigrantes, uma das obras de Ferreira de Castro, referida durante a visita

Na Vadia, uma pequena mostra da matéria prima

Comentários