19.1.26

AS IMAGENS DO PATRIMÓNIO

 
 

Está aberto o Concurso “As imagens do património”, aberto a Alunos das Escolas da Galiza e do Norte de Portugal.

O concurso prevê duas categorias:

Categoria A – Alunos do Primeiro e Segundo Ciclos do Ensino Básico; e

Categoria B – Alunos do Terceiro Ciclo e do Ensino Secundário,

Para concorrer ao concurso, cuja prazo de inscrição (através do envio de fotografias a Preto e Branco, tiradas até 1970, juntamente com uma memória descritiva em texto ou um Podcast) está aberto desde o passado dia 15 de janeiro até ao dia 23 de junho de 2026.

Os vencedores serão anunciados em setembro de 2026 na página do ProjetoPonte nas Ondas” de onde foi retirado o texto que incluo nesta publicação e onde se podem consultar todas as regras do Concurso:

O Concurso “As imagens do património”, destinado às escolas da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal, constitui um exemplo de transmissão do património cultural imaterial às novas gerações. Esta transmissão é realizada através da escola que serve de ponte entre as famílias, as comunidades portadoras e o ensino formal.

Inclui-se uma categoria de PODCASTs relacionados com as imagens do património.”

O Concurso pretende que este património, presente no seio familiar, seja transmitido às novas gerações para que tenham conhecimento das suas origens, da sua história e do seu legado. Com estas imagens, terão acesso a uma boa parte das expressões culturais já desaparecidas, ou desconhecidas para os mais jovens.

O património cultural imaterial é constituído principalmente por conhecimentos, técnicas, formas de organização ou de expressão coletivas, conjuntamente com as manifestações festivas e familiares.
As imagens dos álbuns familiares contêm muitas destas manifestações e vivências, que podem ser desconhecidas pelos alunos nas escolas. Neste trabalho de transmissão através das imagens, é necessária a implicação das famílias para ajudar a compreender os contextos onde se produziram as expressões culturais documentadas. O papel do professor é também fundamental como agente privilegiado dessa transmissão.

Neste concurso, os alunos não só devem procurar essas fotografias a preto e branco, como também inteirar-se do seu contexto e das pessoas retratadas. A partir daí deverão elaborar um texto (nota explicativa) ou um áudio (podcast), onde expliquem o conteúdo e a vivência de cada imagem.”

Sem comentários:

Viagem a Valença

Conforme já escrevi, no fim de semana passado, fomos até Valença do Minho e já agora a Tui , onde fui participar no  II Congresso Internaci...