Por Terras de Basto

Na passada quarta-feira, por motivos profissionais, fomos a Cabeceiras de Basto. Fui participar na Primeira Sessão dos 25.º Encontros de Basto e Barroso, organizados pelo CFAE de Basto, onde pontifica o Amigo João Carlos Sousa.

Como o evento terminava próximo da hora de jantar, acabámos por pernoitar na vila e regressar no dia seguinte, quinta-feira.

dia 30 de novembro

Primeira sessão dos 25.º Encontros de Basto e Barroso

Como tema desta primeira sessão, tivemos "Municípios, Ensino e Educação", com um conjunto de comunicações, interessantíssimas ...

Cartaz

Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto

Abertura da Primeira Sessão
Delegado Regional do norte da DGEstE, Vereadora da Educação da Câmara Municipal e Diretora do Agrupamento de Escolas

Luís Santos, Presidente do IAVE

Eusébio Machado, Coordenador nacional do Projeto MAIA

Responsável pela condução dos trabalhos ....

Professoras da EBS de Moimenta da Beira, uma das nove escolas piloto da utilização de Manuais Digitais

Susana Senoe e Maria José Loureiro, da Equipa do ccTIC da Universidade de Aveiro, responsaveis pelo apoio à implementação do Projeto em Moimenta da Beira

João Carlos Sousa, Diretor do CFAE de Basto, a encerrar a Primeira Sessão

Dias 30 de novembro e 1 de dezembro

Cabeceiras de Basto

Dois dias com estados de tempo completamente opostos ... quarta-feira, tempo húmido e com chuva, quinta-feira, céu limpo. Mas o tempo que se fez sentir na quarta-feira, não nos impediu de passearmos pelo centro da vila... na quinta-feira, antes de nos fazermos à estrada, ainda houve tempo de visitar a Casa do Tempo, um interessantíssimo Museu, onde é possível contactar com a Memória celoricense de outros tempos ...

Estátua que imortaliza "O Basto", cuja estória está contada na Casa do Tempo

Vistas do Convento e Igreja de São Miguel de Refojos, que estãa candidatos a Património Material da Humanidade da UNESCO

Da varanda do Basto Vila Hotel

Entrada para a Casa do Tempo, museu instalado em antigas casas dos caseiros do Mosteiro, foi inaugurada em 2 de agosto de 2013

Exposição temporária sobre a obra de André Soares, figura importante do Barroco no Alto Minho e Galiza

O balcão da  mercearia ...

Roupa de pastor

Tecnologia ao serviço da informação.

Dia 1 de dezembro

Regresso a casa

Depois da vista à Casa da Terra e de mais uma pequena volta pelo centro da Vila, a decisão de ir almoçar a Amarante, fez-nos voltar à estrada ...

Molares, Fermil de Basto

O Presépio de Molares, foi objeto da entrada anterior. Volto a referir, pois foi a nossa primeira paragem depois de sairmos de Cabeceiras de Basto e passarmos por Arco de Baúlhe.

Mais informações sobre este Presépio, podem ser encontradas aqui.

Amarante

Porque há lugares onde nos sentimos bem e por isso voltamos algumas vezes, como é o caso do Restaurante "A Quelha" na cidade amarantina. Mais uma vez, boa comida e um preço em conta ... Aproveitámos e demos uma pequena volta pelo centro da cidade ...

Amarante, o Rio, São Gonçalo e Amadeo Souza-Cardoso ...

Espinho

A partir de Amarante, passámos a usar auto-estradas para a vagem de regresso. Para aproveitar, fomos ver o Mar e algo mais, a Espinho ...

O mar salgado e surfado e a época natalícia que já se vive ...

A tradição ainda é  ...

De regresso a casa, foi tempo de dar corpo à tradição ... montagem da Árvore de Natal e do Presépio, na Sala ... Estamos no Natal!