Retratos da semana

 Mais uma semana, mais umas quantas fotografias dos que vi e do que pensei, quando vi ...

Quarta-feira, dia 12, em Vale de Cambra ... Ao passar em frente a uma montra, num estabelecimento que foi aberto recentemente, o que me chamou a atenção, para além da roupa exposta, foi o anúncio dos Saldos, com o recurso a um "novo" Tipo de Letra, que não sei como se chama ... mas é um tipo de letra, em que o O, leva um pequeno triângulo e rapidamente se transforma em A. Ou é apenas uma questão de reaproveitamento ...



Sábado, dia 15, em Oliveira de Azeméis ... Durante a habitual caminhada a solo, dos sábados de manhã, alguns apontamentos fotográficos.

O autocarro da União Desportiva Oliveirense, ou a aplicação prática do ditado "quem não tem cão, caça com gato", ou seja, o Clube não tem dinheiro para comprar um autocarro para transportar as suas equipas. A solução está em alugar ... e decorar o veiculo com as cores unionistas ... Boa solução!

Recentemente foi notícia, sobretudo na imprensa regional, o início das obras de renovação da Linha do Vale do Vouga, no troço entre as cidades de Oliveira de Azeméis e de Santa Maria da Feira. Começar, começaram, mas rapidamente pararam ... Numa mensagem que coloquei ao gestor da página do Facebook do Movimento Cívico pela Linha do Vouga, rapidamente respondida, permitiu esclarecer o mistério. Segundo me foi dito, a Infraestruturas de Portugal, respondeu ao responsável pela referida página que a interrupção dos trabalhos foi devido ao elevado número de trabalhadores em isolamento ou quarentena ... Mais uma vez a COVID a fazer das suas.

Esta situação ,dos muitos isolados, merece uma reflexão ... diariamente passo por trabalhadores, que no exercício das suas funções profissionais, em grupo, não usam qualquer proteção ... basta haver um infetado, para todos os restantes ficarem no mesmo estado ... Assim, não vai ser possível baixar os números ....





 




Domingo, dia 16, em Oliveira de Azeméis ... Mais uma caminhada, em solitário, para fazer mais uns quilómetros para complementar a que foi feita ao princípio da manhã, a dois, no Parque do Rio Ul e novamente na Zona Industrial de Oliveira de Azeméis.

Com o inverno, as árvores de folha caduca, perderam as folhas e isso deixou à vista o que se está a passar no tronco e ramos. No caso documentado pelas fotografias são, aquilo que aparenta ser, ninhos de vespa asiática. Uma vespa infestante e algo perigosa, não só para os humanos, mas também e sobretudo para outras espécies animais, como é o caso das abelhas melíferas ... Uma situação que merece a intervenção das autoridades! Por informação dada pelo Núcleo de Competências de Ambiente e Conservação da Natureza, do Município de Oliveira de Azeméis fui informado que estes ninhos já foram inativados e apenas resta "estrutura, constituída essencialmente por celulose, não é reocupada pelo inseto, e ir-se-á degradar ao longo do tempo, não constituindo qualquer risco para a população."

Entre as duas árvores reportadas nas fotografias, dois Corvos, pousados nos fios elétricos ... há quem não goste destas aves, pois dizem que são de mau agoiro ... coitados dos lisboetas! 

Depois da reposição dos pisos, com asfalto novo, o tratamento dos passeios ... quer na Zona Industrial, quer em Figueiredo, há passeios a ficar transitáveis! Apenas uma pequena chamada de atenção ... nos passeios, calcetados com calcário e preenchidos com areia, é preciso ter cuidado com a água das chuvas que lava e leva essa mesma areia, deixando as pedras soltas ...

[Entrada atualizada em 17 de janeiro, Às 20:30]


Comentários